O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), e representantes da organização Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil) reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 29, para reforçar a parceria voltada ao desenvolvimento da agropecuária sustentável no estado. A reunião ocorreu na sede da Seagro, em Palmas, e teve como foco o alinhamento de ações estratégicas conjuntas.
O titular da Seagro, Fred Sodré, destacou que a assinatura do termo de cooperação técnica com a CI-Brasil, prevista para a Agrotins 2026, fortalecerá a participação da organização no grupo gestor do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+). “A parceria permitirá avançar no desenvolvimento de programas voltados à agricultura sustentável, com a participação efetiva da CI-Brasil no grupo gestor, uma instituição que já possui ampla experiência nesse segmento”, afirmou.
O diretor de Paisagens Sustentáveis da CI-Brasil, Beto Mesquita, ressaltou que a organização atua no Tocantins desde 2017, com intensificação das atividades a partir de 2024. “Com a assinatura do termo de cooperação, vamos ampliar as ações, como a criação de um fórum anual permanente de agricultura sustentável e o fortalecimento do monitoramento da agricultura de baixo carbono, especialmente na pecuária e na soja”, explicou.
Beto Mesquita acrescentou ainda que o Tocantins foi escolhido para o desenvolvimento de projetos sustentáveis por sua posição estratégica na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, além de se destacar como referência nacional na implementação do Plano ABC+ e na consolidação de uma agropecuária com viés de sustentabilidade.
CI-Brasil
A Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil) é uma organização ambiental sem fins lucrativos que utiliza ciência, políticas públicas e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água e meios de subsistência. Fundada em 1990 no Brasil, a CI-Brasil atua em mais de 30 países, promovendo iniciativas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.