Geral Tocantins
Em Palmas, Governo do Tocantins inaugura Casa do Trabalhador e reforça políticas de empregabilidade no estado
Com investimento de R$ 1,7 milhão, nova unidade moderniza e amplia o acesso a serviços de emprego, qualificação e inclusão produtiva no Tocantins
23/06/2026 23h10
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inauguraram nesta terça-feira, 23, em Palmas, a Casa do Trabalhador, um espaço moderno e integrado que reúne serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional, empreendedorismo e inclusão produtiva. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 1.762.364,00 e integra o processo de padronização das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), pelo Governo Federal, ampliando o acesso da população a oportunidades de emprego e fortalecendo as políticas públicas de trabalho e renda no estado. A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de membros do Executivo estadual.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, que no ato representou o governador Wanderlei Barbosa, destacou a importância da geração de empregos e da qualificação profissional para acompanhar o crescimento econômico registrado pelo Tocantins.“O estado tem se destacado nacionalmente pelos índices de crescimento econômico e pelas perspectivas de geração de emprego e renda", reforçou.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, enfatizou a importância da entrega do novo espaço para fortalecer as políticas públicas de emprego e qualificação no Tocantins. “Esta entrega representa a realização de um sonho construído desde o início da gestão e reforça o compromisso do Governo do Tocantins em ampliar o acesso dos trabalhadores aos serviços da rede Sine. Novas unidades deverão ser implantadas em outras regiões do estado. Esse é o nosso trabalho”, afirmou.

A entrega da unidade na Capital representa mais um avanço na expansão da rede nacional da Casa do Trabalhador, sendo a 14ª estrutura inaugurada pelo MTE no país. A modernização busca ampliar a capacidade de atendimento, otimizar a organização dos serviços e garantir maior eficiência na conexão entre trabalhadores e empregadores, fortalecendo as políticas públicas de trabalho, renda e qualificação profissional. A proposta também fortalece a articulação com instituições de ensino, empresas e programas de qualificação profissional, ampliando as possibilidades de desenvolvimento econômico e social no estado.

Na ocasião, o ministro Luiz Marinho ressaltou o papel das novas tecnologias e da capacitação digital para ampliar as oportunidades de emprego. “Hoje, por meio da tecnologia e dos sistemas digitais, é possível identificar vagas disponíveis e necessidades de qualificação em cada território. Por isso, temos reforçado a importância do letramento digital. Em um futuro muito próximo, quem não tiver conhecimentos básicos em tecnologia poderá enfrentar dificuldades para permanecer no mercado de trabalho. Nossa missão é garantir que as pessoas tenham acesso a essas oportunidades de qualificação e crescimento profissional”, declarou.

A solenidade também contou com uma apresentação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Cívico-Militar Vila União, que abrilhantou o evento com um repertório musical executado pelos estudantes da unidade.

Casa do Trabalhador

Localizada na Avenida Siqueira Campos, nº 17, no Plano Diretor Sul, a nova estrutura da Casa do Trabalhador conta com totens de autoatendimento, laboratório de informática com acesso à internet, auditórios para palestras e capacitações, sala de empreendedorismo e espaços destinados à realização de oficinas, treinamentos e processos seletivos. Pensada também para atender às necessidades das famílias e promover um atendimento mais humanizado, a unidade também dispõe de brinquedoteca, sala de amamentação e fraldário. Entre os destaques está o Cabide Solidário, iniciativa que disponibiliza roupas, calçados e acessórios doados para que candidatos possam participar de entrevistas de emprego com mais segurança, confiança e dignidade.

O instalador hidráulico Harkleidson Wbyratan Macedo de Sousa Lima, que já precisou utilizar os serviços do Sine de Palmas, ressaltou a importância da Casa do Trabalhador como um espaço de oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. "Ao longo da minha trajetória profissional, encontrei no Sine oportunidades que contribuíram para a minha carreira. O serviço sempre foi uma referência para quem está desempregado. A Casa do Trabalhador fortalece esse papel ao reunir serviços que ampliam as chances de acesso ao emprego e à estabilidade financeira", pontuou.

Secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, destacou a importância da qualificação profissional e da geração de empregos durante a inauguração da Casa do Trabalhador - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ressaltou a importância das novas tecnologias e da capacitação digital para ampliar as oportunidades de emprego e qualificação profissional - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, ressaltou a entrega do novo espaço como um marco para o fortalecimento das políticas públicas de emprego e qualificação no Tocantins - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Instalador hidráulico Harkleidson Wbyratan Macedo de Sousa Lima ressaltou a Casa do Trabalhador como um espaço que amplia oportunidades de emprego e fortalece a inclusão no mercado de trabalho - Marcio Vieira/ Governo do Tocantins
Novo espaço amplia atendimento ao trabalhador com estrutura moderna e serviços integrados em Palmas - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Inauguração da Casa do Trabalhador marca avanço na modernização dos serviços do Sine no Tocantins - Marcio Vieira/ Governo do Tocantins