O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira, 23, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, a entrega de 307 aparelhos de ar-condicionado para as unidades escolares jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.
A iniciativa vem sendo executada em todas as SREs do estado, por meio da instalação de aparelhos de ar-condicionado e da adequação da estrutura elétrica das unidades escolares. O objetivo é proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados ao processo de ensino e aprendizagem.
Com investimento de R$ 6,954 milhões, a entrega dos 307 novos aparelhos contempla 27 unidades escolares de 11 municípios da SRE. Somados aos 276 equipamentos enviados anteriormente, o total alcança 583 aparelhos destinados às escolas da região.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que a climatização das escolas integra o conjunto de investimentos realizados pelo Governo do Tocantins para fortalecer a educação pública em todas as regiões do estado. “Estamos investindo na melhoria da infraestrutura das nossas escolas porque entendemos que um ambiente adequado faz diferença no processo de ensino e aprendizagem. A climatização das salas de aula proporciona mais conforto para estudantes e profissionais da educação, contribui para o rendimento escolar e reafirma o nosso compromisso de oferecer uma educação pública cada vez mais estruturada e de qualidade para os tocantinenses”, afirmou.
Mais conforto e qualidade no ensino
Além de promover bem-estar para estudantes, professores e servidores, a climatização das escolas contribui para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, favorecendo a concentração, o desempenho escolar e a permanência dos alunos em sala de aula.
A secretária de Estado da Educação, Celestina de Souza, destacou que a entrega atende a uma demanda apresentada pelos próprios estudantes e reforçou que a unidade escolar já se destaca pelos bons resultados educacionais. “Nosso compromisso é garantir que todas as escolas tenham salas de aula climatizadas. Sabemos que um ambiente adequado e acolhedor contribui diretamente para a aprendizagem e o desempenho dos estudantes. Esta escola já apresenta excelentes indicadores, com Ideb acima da média estadual, resultado do empenho de toda a comunidade escolar. Temos a convicção de que, com a climatização, será possível oferecer ainda mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem e alcançar resultados ainda mais expressivos”, afirmou Celestina.
A diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, comemorou a chegada dos aparelhos e recordou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. “As salas funcionavam com alguns ventiladores que, além de não climatizar o ambiente, faziam barulho. A chegada desses equipamentos representa um avanço muito importante para a nossa escola. Eles vão proporcionar mais conforto para estudantes, professores e servidores, contribuindo para um ambiente ainda mais adequado ao processo de ensino e aprendizagem. É uma conquista que beneficia toda a comunidade escolar”, afirmou.
A professora de Língua Portuguesa Kárittas Alves Barbosa ressaltou os benefícios que a climatização trará para a rotina escolar. “A chegada desses equipamentos proporcionará mais conforto para estudantes e professores. Com um ambiente mais agradável, teremos condições ainda melhores para desenvolver as atividades em sala de aula”, finalizou.