Profissionais que atuam nas bibliotecas das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas estão participando desde essa segunda-feira, 23, do curso de formação continuada para auxiliar nas atividades dos espaços literários das escolas. O encontro acontece no formato presencial e segue até esta quarta, 25, na Escola Municipal Paulo Freire, situada na quadra Arno 32.
O evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) visa promover troca de experiências e o fortalecimento das ações que já existem nas bibliotecas. “É mais uma oportunidade para as vivências serem compartilhadas e que uma escola se inspire na outra, que haja essa troca de experiências, de projetos”, destacou a professora Gislene Camargos, uma das educadoras que está conduzindo a formação.
Dentre as atividades da formação, está a interação com as equipes das escolas visitadas e também com os espaços onde estão instaladas as bibliotecas. “Como a formação acontece em escolas diferentes, os profissionais que estão participando da capacitação conhecem e circulam pelas bibliotecas, observam as relações interpessoais e, principalmente, na humanização de cada espaço”, conta a também mediadora da formação Ana Kamila.
Na programação também há palestras com os temas ‘Protagonismo da Biblioteca Escolar’ e ‘Práticas de promoção da leitura na Biblioteca’, e a produção de um plano com ações para o ano letivo, como a elaboração de um manual de orientação para esses espaços e a articulação de parcerias locais para práticas de incentivo à leitura.
Para a educadora Cláudia Gonçalves Pereira, que trabalha na Escola de Tempo Integral Cora Coralina, a leitura é uma das mais poderosas armas, portanto dá vida em espaços que proporcionam o contato com os livros é muito gratificante. “Estar com este grupo engrandece o nosso ego e nos transforma. E assim tem sido os encontros de formação dos bibliotecários do município de Palmas. Dias de muito aprendizado, ensinamentos e de compartilhar sabedoria”, revelou a educadora.
De acordo com o professor Alessandro Martins Bruno, da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, as formações são muito importantes para os servidores, por possibilitarem a eles elaborar ações pedagógicas mais interessantes que contribuem com o crescimento escolar dos alunos. “Ações assim, são mais uma forma de valorização e reconhecimento da importância do trabalho que os profissionais que atuam nas escolas realizam no dia a dia”, reforçou.