
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (17) novo edital para a contratação de 2.279 profissionais pelo Programa Mais Médicos . Segundo a pasta, as vagas serão disponibilizadas para 4.771 municípios .
Em entrevista à imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que, com o preenchimento das novas vagas, o programa passará a contar com mais de 28 mil profissionais .
Os médicos atuam em equipes de Saúde da Família e, quando necessário, encaminham o paciente para um especialista.
“Aumenta muito a capacidade de resolver os problemas de saúde na atenção primária”, avaliou Padilha.
“Evidências e estudos mostram que a presença desse médico reduziu o encaminhamento para a atenção especializada”, completou.
Do total de municípios que vão receber médicos a partir do novo edital, que prioriza regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, 1.296 cidades terão vagas imediatas e 3.475 poderão manifestar interesse e ter ampliação de profissionais .
A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas em 709 cidades.
Para aderir, gestores de estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março , com resultado previsto para 8 de abril.
Estão previstas vagas profissionais negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.
Ainda segundo a pasta, o uso do prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como e-SUS APS, por profissionais do Mais Médicos deve auxiliar na redução do tempo de espera por atendimento médico especializado .
O documento é gratuito e, de acordo com o ministério, acelera a integração do acesso às informações do paciente entre a atenção primária e a atenção especializada.
“É por meio desse prontuário que o profissional do Mais Médicos sabe se o paciente voltou à unidade para retorno da consulta, se as informações estão completas e se os exames estão em dia, ou seja, um canal rápido e eficiente, tanto para o paciente, como para o profissional.”
A pasta recepcionou, também nesta segunda-feira, 402 médicos formados no exterior e inscritos no Mais Médicos, que irão prestar atendimento a partir de abril em 22 estados .
“Esses profissionais estão inicialmente alocados em cerca de 180 municípios e 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena”, destacou o ministério.
A maioria dos médicos, conforme a pasta, nasceu no Brasil, totalizando 397 brasileiros e cinco estrangeiros.
Além disso, 52,7% dos profissionais são mulheres e 57 vão atuar especificamente na saúde indígena.
O chamado Módulo de Acolhimento e Avaliação é realizado em parceria com o Ministério da Educação e segue até 11 de abril, com aulas sobre o SUS e temas prioritários para atendimento de populações vulneráveis na atenção primária.
Dentre os tópicos de destaque estão equidade étnico-racial, saúde mental e o programa Bolsa Família. Ao final do curso, todos os médicos passam por uma avaliação – para ser aprovado, é preciso alcançar média mínima de 50%.
Karen Silva, 27 anos, integra o grupo de profissionais acolhidos nesta segunda-feira. Ela se formou em medicina em julho do ano passado em Ciudad del Este, no Paraguai.
“Logo que terminei o curso, já me inscrevi no Mais Médicos. Em seguida, fui chamada”.
O plano de Karen é atuar no município onde nasceu: São Félix do Xingu (PA).
“Era meu sonho conseguir trabalhar na minha cidade natal, onde os meus pais moram. E ajudar as pessoas. A expectativa está a mil. Estou realizada.”
Bruno Ferreira, 30 anos, também é um dos médicos acolhidos. Ele se formou em medicina em dezembro de 2023 no município paraguaio de Pedro Juan Caballero. Atualmente, mora no Rio de Janeiro, onde planeja trabalhar a partir de abril.
“A expectativa é muito boa. Quero aproveitar bastante a oportunidade”, afirmou.
 Ação Parlamentar   Vereador Juarez Rigol promove fórum crucial sobre inclusão de pessoas com deficiência na câmara de Palmas
  Ação Parlamentar   Vereador Juarez Rigol promove fórum crucial sobre inclusão de pessoas com deficiência na câmara de Palmas   Ação Parlamentar   Dia do idoso: Vereador Juarez Rigol reforça compromisso com a dignidade da terceira idade
  Ação Parlamentar   Dia do idoso: Vereador Juarez Rigol reforça compromisso com a dignidade da terceira idade   Ação Parlamentar   Dr. Vinícius requer coleta e descarte correto dos materiais “perfurocortante” em Palmas
  Ação Parlamentar   Dr. Vinícius requer coleta e descarte correto dos materiais “perfurocortante” em Palmas  Ação Parlamentar   Dian Carlos ouve comerciantes da Praia da Graciosa e reforça pedido por revitalização da área de banho
  Ação Parlamentar   Dian Carlos ouve comerciantes da Praia da Graciosa e reforça pedido por revitalização da área de banho   Ação Parlamentar   Prefeito de Palmas sanciona lei de autoria do vereador Rubens Uchôa que institui o Dia Municipal do Motoclubismo e dos Motogrupos
  Ação Parlamentar   Prefeito de Palmas sanciona lei de autoria do vereador Rubens Uchôa que institui o Dia Municipal do Motoclubismo e dos Motogrupos   Ação Parlamentar   Iolanda Castro propõe criação do Programa “Viver Bem Palmas” para garantir moradia assistida a idosos de baixa renda
  Ação Parlamentar   Iolanda Castro propõe criação do Programa “Viver Bem Palmas” para garantir moradia assistida a idosos de baixa renda  Ação Parlamentar   Vereador Dr. Vinicius Pires visita UPA Sul e constata impactos da falta de profissionais na assistência à população
  Ação Parlamentar   Vereador Dr. Vinicius Pires visita UPA Sul e constata impactos da falta de profissionais na assistência à população   Ação Parlamentar   Alex Mascarenhas solicita instalação de sinalização horizontal e vertical nas alamedas 01 e 07 na ARNE 41
  Ação Parlamentar   Alex Mascarenhas solicita instalação de sinalização horizontal e vertical nas alamedas 01 e 07 na ARNE 41   Ação Parlamentar   Alex Mascarenhas recebe visita do vereador Wilton do Gás para alinhamento político em Palmas
  Ação Parlamentar   Alex Mascarenhas recebe visita do vereador Wilton do Gás para alinhamento político em Palmas Mín. 26° Máx. 38°