
O ramal Paula Mattos do tradicional Bonde de Santa Teresa, volta a operar de domingo a domingo, após a conclusão da fase de operação assistida.
A circulação será feita no trecho entre a Estação Carioca e o Largo das Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17.
O intervalo de saída será de uma hora, com possibilidade futura de redução e ajustes, conforme a demanda.
O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, disse que a medida vai beneficiar moradores e turistas.
"Durante os testes, focamos especificamente no trecho que foi reativado, somente de segunda a sexta, mas agora é vida normal, como a população merece, com o bonde fazendo viagens diretas pelo ramal completo e em todos os dias da semana. E seguimos avançando para entregar, ainda neste semestre, o trajeto completo até o Silvestre, depois de quase 20 anos de espera”, avaliou o secretário.
Desde janeiro de 2024, o governo do Estado tem promovido a revitalização desse tradicional meio de transporte, através de investimentos na recuperação de trilhos e rede aérea, além de ampliação da frota e da equipe. Além disso, desde abril do ano passado, 34 novos profissionais foram contratados, entre motorneiros, auxiliares e supervisores.
”É muito satisfatório saber que cumprimos com êxito a fase de operação assistida de um trecho que estava inativo há dez anos. Seguiremos atentos e realizando os ajustes necessários em prol da população", destacou Fabrício Abílio, presidente da Central Logística, ao completar:
"Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização completa do trajeto, que vai promover a conexão do bonde com o Cristo Redentor.”
Além do ramal Paula Mattos, o bonde também opera no trecho entre a estação Carioca e a parada Dois Irmãos. Nesse trajeto, a circulação também ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com intervalos de 20 minutos.
O valor da tarifa é R$ 20, incluindo ida e volta , e também dá direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta).
Para moradores previamente cadastrados, o deslocamento é gratuito , assim como para estudantes da rede pública, uniformizados e com o cartão escolar. Pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social também têm direito à gratuidade.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 21° Máx. 29°