
O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins), registrou mais de 4 mil empresas abertas neste início de 2025. O crescimento representa 72% se comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa crescimento para a economia do estado, e consequentemente geração de empregos formais, renda, arrecadação e fortalecimento do mercado interno de produtos e serviços.
Segundo o diretor de Registro Mercantil da Jucetins, Joristé Coelho Santos, em janeiro de 2024 registrou se 2.404 novas empresas no Tocantins, já em janeiro de 2025 foram 4.137 novos empreendimentos, o que representa 72% de crescimento de novos negócios no estado mais novo do Brasil. “Os números são significativos e inéditos nos últimos anos, algo muito positivo para a economia da nossa região, a exemplo das cidades que tiveram o maior número de empresas abertas, como Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas do Tocantins”, explica.
De acordo com o presidente da Jucetins, Issam Saado, este avanço é fruto da modernização dos serviços, da desburocratização dos processos e dos incentivos para o desenvolvimento econômico. “O expressivo crescimento no número de empresas abertas no Tocantins reflete o compromisso do governador Wanderlei Barbosa e de toda a equipe do Governo do Estado em criar um ambiente cada vez mais favorável para o empreendedorismo. Estamos trabalhando para que o empresário tocantinense tenha mais facilidade e segurança para investir, gerando empregos e fortalecendo a economia do nosso estado”, afirma o presidente.
Setores com maior crescimento
Segundo registros da Jucetins, cinco setores econômicos se destacaram com maior crescimento, tais como o comércio com 1.068 novos negócios, transporte – armazenagem e serviços de entregas rápidas com 495 empresas; a construção civil com 368 novos empreendimentos, e atividades administrativas e serviços com 350, além de atividades científicas e técnicas com 319 novos negócios. Esses dados são referentes ao período de janeiro de 2025.
O empresário no ramo de segurança eletrônica, em Palmas, Antônio Gomes, foi um dos que expandiu o negócio nesse início de 2025. Era Microempreendedor Individual (MEI) e passou a ser Micro Empresa a fim de ter mais opções de crescimento, como acesso a linhas de crédito mais vantajosas com a nova categoria empresarial. “Abri a empresa a fim de expandir o negócio tanto na parte de prestação de serviços como na parte de investimentos no capital material e humano. Estou me organizando para atender não somente a área urbana, mas também a rural, para pessoas físicas, empresa privada e órgãos públicos. Minha meta é oferecer um serviço inovador com qualidade e avanço tecnológico”.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°