

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: arquivo Secom Gurupi e Ascom Semus
Com foco na valorização dos profissionais da saúde e no fortalecimento da saúde mental dos servidores, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou nesta quinta-feira, (20) e sexta-feira (21), a última etapa do Projeto Cuidar- Humanizando Relações. Os palestrantes desta edição foram a mestre em Ciências e Saúde e mediadora de conflitos judiciais e extrajudiciais, Liliane Borges, e o mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e promotor aposentado, Luiz Francisco de Oliveira.
Sobre o projeto

Mais de mil servidores foram beneficiados com o Cuidar. O projeto foi executado em parceria com o Instituto Recriar Vidas e contou com quatro etapas, iniciadas em janeiro. As duas etapas seguintes ocorreram no mês de fevereiro, e agora, em março, foi concluída a fase de capacitação dos servidores, com momentos de aprendizado e troca de experiências, tudo voltado para o bem-estar emocional daqueles que estão diariamente na linha de frente do cuidado com a população.
Mesmo com o encerramento das etapas previstas inicialmente, a

secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, destacou que o Projeto Cuidar não termina aqui. Segundo ela, a gestão municipal está comprometida em garantir a continuidade desse olhar sensível para os servidores da saúde. “ Estamos aqui para trabalhar para a população e é olhando isso que cada vez mais temos que nos capacitar e ofertar capacitação e cuidar dos nossos servidores e é por isso que não para por aqui e em breve vamos disponibilizar atendimento psicológico e psiquiátrico exclusivo para nossos servidores”, afirmou a Secretária.
A iniciativa tem gerado impacto positivo entre os profissionais. A enfermeira Clara Marrafon destacou os benefícios do projeto para sua rotina e saúde emocional. “ Foi muito construtivo, trabalhou não só questões emocionais internas nossas como prestadores de serviço de saúde, mas também as questões externas que a gente enfrenta no dia a dia de atendimento ao paciente, eu sinto que saio hoje como uma profissional mais completa”.
Inspiração
O sucesso do Projeto Cuidar já começa a inspirar outras secretarias da gestão municipal, como destacou o vice-prefeito Adailton Fonseca. “ O projeto Cuidar é belíssimo, tivemos excelentes profissionais a frente, e como todo esse feedback positivo merecer ser levado a outras áreas da administração”.
O projeto também chamou atenção do presidente do Legislativo Gurupiense, o vereador Ivanilson Marinho que acompanhou uma das palestras na manhã desta sexta-feira, afirmou que o Legislativo já avalia a possibilidade de implantar uma iniciativa semelhante para os servidores do Poder Legislativo. “ A Prefeita Josi, a secretária Luana e toda equipe estão de parabéns por essa iniciativa tão importante não só para os servidores, mas que vai refletir no atendimento à população”, elogiou o parlamentar.
Com resultados tão positivos, o Projeto Cuidar vem se consolidando como uma política pública essencial para a valorização dos profissionais da saúde e um passo importante na construção de um ambiente mais acolhedor, saudável e humano para quem cuida da comunidade.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°