
O Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins (CPPI) deliberou favoravelmente pela qualificação e pela inclusão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) intituladoEscola do Futuro. A iniciativa prevê a construção, a manutenção, a equipagem e a gestão administrativa não pedagógica de 24 unidades escolares por todo o estado.
A 10ª reunião ordinária do Conselho ocorreu nesta terça-feira, 25, e foi conduzida pelo titular da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e presidente do CPPI, Thomas Jefferson. Na ocasião, a proposta, que representa um avanço significativo para a educação pública tocantinense, foi aprovada por unanimidade.
"A aprovação deste projeto marca mais um importante passo do Governo do Tocantins na busca por soluções inovadoras e eficientes para aprimorar a qualidade da educação pública. A parceria com a iniciativa privada permitirá uma maior agilidade na entrega das novas escolas e um padrão elevado de infraestrutura e gestão. Além disso, trará economia e eficiência para o nosso sistema de educação", destacou o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson.
Escola do Futuro
A PPPEscola do Futurovisa contemplar todas as regiões do Tocantins com infraestrutura moderna, proporcionando um ambiente escolar inovador, confortável e eficiente.
O superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marcus Tadeu Ribeiro de Barros, que no ato representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância da iniciativa para a educação estadual. “Nosso intuito é garantir que as unidades tenham o suporte necessário para oferecer um ensino com ainda mais qualidade, sempre valorizando os profissionais da educação e os estudantes”, pontuou.
"Esse projeto será fundamental para ampliar a oferta de ensino, garantindo ainda mais estrutura e qualidade para nossos estudantes”, salientou a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho, que participou da reunião.
Próximos passos
Com a aprovação do CPPI, o projeto será submetido para ratificação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e incluído oficialmente na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) por meio de decreto estadual.
A partir disso, iniciará a fase de estruturação, em que serão definidas as modelagens técnica, econômico-financeira e jurídica para viabilizar a parceria com a iniciativa privada. A modelagem será realizada com consultoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Antes da implementação, o projeto passará por todas as fases previstas no Tocantins PPI, incluindo modelagem, diálogo público, licitação e contrato. Todas essas etapas serão acompanhadas e fiscalizadas pelos órgãos de controle interno e externo, garantindo transparência e segurança ao processo.
Presenças
Participaram como conselheiros da 10ª reunião ordinária do CPPI o suplente do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Carlos de Almeida Pinheiro; o suplente do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); Ruberval Sousa França; o presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Lyndon Johnson Portilho Prado; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; e o secretário de Estado da Fazenda,Donizeth Aparecido Silva.
Também estiveram presentes a secretária-executiva do CPPI e superintendente da SPI/TO, Eliane Grossmann; o assessor de estruturação de parcerias e concessões, Álan Rickson; e a diretora de PPP da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Kelly Barreto.
Sobre o CPPI
O Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins é o órgão colegiado, consultivo, normativo e deliberativo do Tocantins PPI, composto por seis membros natos com direito a voto, conforme a Lei nº 3.666, de 13 de maio de 2020.
Compete ao CPPI definir as prioridades dos projetos submetidos ao programa e supervisionar a execução de suas atividades. O Conselho é presidido pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos e conta com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Agência de Fomento do Tocantins (Fomento) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°