
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental (DGRA), ministra nesta quarta-feira, 26, em Aruanã/GO, uma capacitação sobreTurismo Rural e Legalização de Empreendimentos por meio de Licenciamento Ambiental. A ação integra a programação do curso sobreTurismo Rural do Programa Aconchego Rural, realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO), entre os dias 24 e 28.
O evento é direcionado às 12 coordenações regionais da Emater-GO e tem como objetivo qualificar servidores técnicos e agentes públicos que atuam diretamente com famílias, empreendedores rurais e comunidades tradicionais. O foco é orientá-los sobre processos de licenciamento ambiental, gestão sustentável de empreendimentos e boas práticas no turismo rural.
O curso sobre turismo rural e licenciamento ambiental é ministrado pela engenheira agrícola do Naturatins, Fernanda Tainã Castro, que representa o Tocantins na iniciativa. Nessa terça-feira, 25, a engenheira abordou temas como a contextualização do turismo rural, planejamento e gestão das atividades rurais, além de marketing e promoção do turismo rural. Nesta quarta-feira, 26, serão discutidos assuntos como sustentabilidade no turismo rural, infraestrutura e logística para o turismo, parcerias e colaboração no turismo rural, além de inovação e criatividade.
Para Fernanda Tainã, a regularização dos empreendimentos é um passo essencial para fortalecer o turismo no meio rural. “Acreditamos no potencial do turismo como motor de transformação social e econômica. Levar essa abordagem ao campo é fundamental para que pequenos empreendedores possam se estruturar legalmente, acessar mercados e crescer de forma sustentável”, destaca.
Conforme o diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Rodrigo Sávio, a participação do Naturatins no evento evidencia seu papel estratégico na promoção de políticas públicas voltadas ao uso sustentável do território, à regularização ambiental de empreendimentos produtivos e à capacitação técnica de agentes multiplicadores. “A colaboração em iniciativas interinstitucionais como essa reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da gestão ambiental integrada, contribuindo para a consolidação de modelos de desenvolvimento que aliam sustentabilidade, inclusão produtiva e conservação ambiental em níveis regional e nacional”, afirma.
O presidente da Emater-GO, Rafael Gouveia, destaca a importância do turismo rural como alternativa para agregar valor aos produtos, às propriedades, fortalecer a identidade cultural das comunidades e ampliar as oportunidades para os produtores. Segundo ele, o engajamento da equipe é essencial para orientar os produtores na estruturação de suas atividades e na criação de experiências autênticas para os visitantes. “A qualificação de cada um de vocês é o primeiro passo para o avanço do turismo rural em Goiás”.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater-GO, Kin Gomides, reforça a relevância do turismo rural para o desenvolvimento sustentável de Goiás, enfatizando seu papel na preservação das tradições e na economia local. Ele ressaltou que, para transformar o potencial turístico do estado em oportunidades concretas, é fundamental o planejamento, a qualificação e, acima de tudo, o trabalho de profissionais capacitados. “Cada um de vocês desempenha um papel fundamental na capacitação, no incentivo e no acompanhamento das famílias que desejam estruturar atividades turísticas em suas propriedades. O turismo rural não apenas diversifica a renda do produtor, mas também fortalece a economia local, gera empregos e mantém vivas as tradições do nosso estado”.
Aconchego Rural
O Programa Aconchego Rural é uma iniciativa conjunta da Emater Goiás e da Goiás Turismo, lançado com o objetivo de divulgar e promover roteiros turísticos no interior do estado. O programa busca fomentar o potencial turístico das propriedades rurais goianas, incentivando o desenvolvimento de atividades turísticas que proporcionem experiências autênticas no campo. Além de gerar renda adicional para as comunidades locais, o Aconchego Rural contribui para a economia dos municípios, conservação do meio ambiente, valorização dos patrimônios e produtos locais, destacando a importância do trabalho dos homens e mulheres do campo.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°