
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou nesta quarta-feira, 2, aos agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), 60 talonários eletrônicos, 40 impressoras, 1.000 cones, 250 barreiras de fiscalização e 20 etilômetros. Os equipamentos fazem parte de um novo sistema para gestão de infrações de trânsito realizado pelo órgão e contaram com um investimento de R$ 1,6 milhão.
"Parabenizo o órgão e agradeço pelo trabalho e pelo empenho de fazer investimentos em tecnologia e, principalmente, na qualificação dos nossos profissionais”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, na ocasião.
Durante a cerimônia, o chefe do Executivo estadual também anunciou a implementação do projetoCidade do Trânsito, que será instalado em Palmas, com o objetivo de orientar a população sobre as boas práticas de direção. “O projetoCidade do Trânsito, que nós vamos instalar aqui na capital, é para orientar a população. O projeto vai trazer essa consciência para as pessoas, de como se comportar no trânsito”, explicou o governador.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, ressaltou a importância da modernização dos equipamentos de fiscalização, que reforçam a segurança e a eficiência no trânsito do estado. “O governador [Wanderlei Barbosa] está entregando aqui, no Detran, equipamentos para fiscalização, talonários eletrônicos, etilômetros e materiais de sinalização, para que os agentes possam fazer as operações e trazer mais segurança para a sociedade. Então, é o Governo do Estado promovendo a transformação digital no Tocantins”, pontuou.
Modernização do sistema de fiscalização
A cerimônia de entrega ocorreu na sede do órgão, em Palmas, e contou com a presença de cerca de 70 agentes de trânsito. Uma das novidades é a dos talonários eletrônicos, sistema que permite aos agentes de trânsito lavrarem autos de infração de forma digital, substituindo o uso de papel e caneta. O equipamento começou a ser utilizado pelos agentes no dia 28 de fevereiro deste ano. Desde então, 5.718 autos foram lavrados com o novo sistema.
A diretora de Operações do Detran, Raíza Moura, enfatizou a eficiência do novo equipamento. “A importância dos talonários eletrônicos é que eles contam com um sistema digital, o que reduz erros e torna o trabalho mais eficaz, garantindo maior segurança na integridade da informação”, salientou.
O agente de trânsito do Detran, Gleverson Santos, parabenizou a gestão pelos avanços proporcionados. “A implementação desse equipamento [talonários eletrônicos] representou uma evolução extraordinária. Desde 2014, lavrávamos os autos de infração de forma manual, o que levava, em média, de cinco a dez minutos para ser concluído. Atualmente, conseguimos lavrar um auto de infração em questão de segundos, foi um avanço significativo. Parabenizo a gestão, o governador, o presidente do Detran e todos os envolvidos nessa melhoria”, concluiu.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°