
O governo do estado do Rio reforçou as ações de planejamento e prevenção com os 92 municípios fluminenses em razão das fortes chuvas previstas para este fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil estadual, as temperaturas começaram a cair nesta sexta-feira (4) no Rio de Janeiro, e a previsão é de altos acumulados de chuva em todo o estado, principalmente nas regiões Serrana e da Costa Verde.
“Estamos com a previsão de temporal para as próximas 48 horas em todo o estado. Peço que fiquem atentos aos avisos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais [Cemaden-RJ] e, em caso de chuva forte, evitem sair de casa. A recomendação para emergências é procurar o Corpo de Bombeiros e as defesas civis estadual e municipais, para que possam garantir a segurança nesse período. Estamos atentos e trabalhando para que tudo corra bem no nosso Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro.
As regiões com mais risco de acumulado de chuva são a Serrana, a Costa Verde e o sul fluminense, áreas que concentram maior risco de deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos.
As regionais da Defesa Civil já estão em contato com as prefeituras de Petrópolis e de Angra dos Reis, como também com os quartéis locais, que tiveram o efetivo reforçado. Os grupos de Respostas a Desastres (GRDs) continuam prontos.
Por meio do Cemaden, o monitoramento das condições climáticas é feito ininterruptamente, com emissão de alertas preventivos, sempre que necessário. O Sistema de Alerta e Alarme do Estado conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros instalados em áreas de risco.
A população pode se cadastrar gratuitamente para receber mensagens de SMS com alertas pelo número 40199.
O Corpo de Bombeiros também está preparado para atender ocorrências com viaturas de salvamento e resgate, embarcações, aeronaves, drones e equipes especializadas.
Em caso de necessidade, todas as unidades escolares da rede estadual poderão funcionar como pontos de apoio à população.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos mantém a logística de distribuição de insumos, com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, água e colchonetes. Equipes e caminhões já foram mobilizados para atendimento nas regiões Serrana, noroeste e de Angra dos Reis.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas disponibiliza maquinário pesado, como retroescavadeiras e caminhões, para desobstrução de vias e auxílio emergencial.
O programa Limpa Rio, da Secretaria do Ambiente, que atua preventivamente em rios, canais e lagoas, já removeu mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em todo o estado.
A prefeitura de Petrópolis realizou nesta sexta-feira reunião intersetorial com o objetivo de preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode provocar tempestades e gerar acumulados significativos de chuva entre hoje e domingo (6).
Segundo o prefeito Hingo Hammes, como ainda há previsão de forte chuva, é importante o município estar preparado para dar respostas rápidas. "Desde quarta-feira estamos com ações preventivas, com todas as equipes da Defesa Civil, da saúde e de outros órgãos de prontidão.”
“Estamos acompanhando as atualizações e comunicando a população para que todos possam tomar as medidas de proteção. Nosso objetivo é prezar pela vida das pessoas e trabalhar para que a cidade fique segura”, disse o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°