
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.120 , que muda a composição da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). O órgão tem a atribuição de incorporar, excluir ou alterar a lista de medicamentos, produtos e procedimentos adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A norma foi publicada noDiário Oficial da Uniãodesta terça-feira (8).
Pela regra anterior, a Conitec era composta por um representante do Conselho Nacional de Saúde — órgão ligado ao Ministério da Saúde —, um especialista indicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e um especialista indicado pela Associação Médica Brasileira (AMB). Com a nova lei, além desses integrantes, a Conitec deve contar com um representante de organização da sociedade civil que atue na especialidade ou patologia. Todos têm direito a voto.
De acordo com o texto, a organização da sociedade civil com assento rotativo na Conitec deve ter sido constituída há mais de dois anos e ter caráter nacional. A Lei 15.120 dá 180 dias para que a Conitec adeque o regimento interno e estabeleça critérios de desempate e requisitos para indicação da representação da organização da sociedade civil.
A nova norma é resultado do Projeto de Lei (PL) 1.241/2023 , da Câmara dos Deputados. No Senado, o senador Sergio Moro (União-PR) foi o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário. O texto foi aprovado pelos senadores no mês passado.
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°
 
  
  
 