
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai apresentar um projeto de resolução para que estados, Distrito Federal e municípios comuniquem ao Senado todos os pedidos de empréstimos que fizerem com instituições nacionais. A sugestão foi apresentada pelo presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL) e aceita pelos demais membros nesta terça-feira (8).
— Hoje, a CAE é informada apenas sobre o endividamento externo, e ela delibera sobre isso. Só que, não havendo a informação sobre o endividamento interno, fica comprometida a avaliação do endividamento externo, porque não levamos isso nunca em consideração — explicou Renan.
Segundo a proposta, esses empréstimos não vão precisar da aprovação da CAE, mas devem ser apresentados à comissão com justificativa. A CAE e o Plenário poderão propôr diligências sobre essas operações de crédito.
Renan apresentou uma segunda minuta de projeto de resolução, para limitar a dívida da União a quatro vezes o valor da receita corrente líquida. Essa proposição deve tramitar como uma projeto de autoria de Renan Calheiros, e não como uma matéria de autoria da CAE.
— Existe um vazio legislativo em relação a isso. Em 2000, o presidente Fernando Henrique Cardoso mandou para o Congresso Nacional um projeto de resolução para limitar a dívida de União, estados e municípios. O Congresso limitou as dívidas de estados e municípios, mas não limitou a da União. Este projeto foi arquivado em 2018, e estamos reapresentando agora — explicou o senador.
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°
 
  
  
 