
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) anunciou em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (8) o início da tramitação da proposta de emenda à Constituição ( PEC 12/2022 ), de sua autoria, que estabelece o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo e o aumento do mandato de quatro para cinco anos, a partir de 2030.
A PEC, segundo o parlamentar, também busca encerrar o ciclo de eleições a cada dois anos, além de fortalecer o sistema partidário e a alternância de poder. O senador destacou que a proposta preserva o direito à reeleição apenas para os atuais ocupantes de cargos no Executivo que estejam em seu primeiro mandato.
— Acredito que o fim da reeleição contribuirá decisivamente para a renovação política tão necessária ao Brasil. Servirá também para fortalecer o sistema partidário, porque as agremiações terão de escolher candidatos que de fato representem seus programas, e ainda vai trazer justiça às disputas eleitorais, uma vez que os diversos candidatos estarão em condições mais igualitárias — declarou.
Kajuru lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu publicamente que “o modelo foi um erro histórico". O senador também relatou que, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 10 dos 11 senadores presentes defenderam a proposta. Segundo ele, Lula se posicionou a favor de mandatos de seis anos.
— Eu não abro mão de quatro para cinco anos, e nunca de quatro para seis anos. É importante frisar que os cinco anos fazem parte da nossa tradição republicana. O período de seis anos foi uma anomalia que valeu apenas para o seu último presidente, João Figueiredo, da ditadura militar que assombrou o país de 1964 até 1985 — disse.
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°
 
  
  
 