
Em pronunciamento no Senado nesta terça-feira (8), o senador Esperidião Amin (PP-SC) lamentou o grave acidente ocorrido no último domingo (6), no trecho do Morro dos Cavalos na BR-101, em Santa Catarina. Um caminhão que transportava gás etileno tombou na rodovia, provocando uma explosão que atingiu outros veículos que trafegavam pela via.
— Aquele fio de gás e líquido e fogo se infiltrou pelos carros que tinham parado. Vinte e três veículos particulares foram incendiados, de baixo para cima, pelo filete que corria morro abaixo, e as pessoas tiveram que fugir. Não tinha para onde correr: mato, cimento e apenas duas faixas — disse.
Esperidião Amin destacou que a precariedade da via se deve à falta de acostamento, causada por entraves legais e ambientais. Ele citou problemas antigos entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Ministério Público, a Funai e o licenciamento ambiental. Segundo o senador, o trecho permanece sem melhorias há mais de uma década.
O parlamentar pediu ação do governo federal, especialmente do ministro dos Transportes, Renan Filho, que já visitou o local em 2023. Segundo o senador, o trecho da BR-101 é estratégico para o estado, para o Sul do Brasil e para o Mercosul.
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°
 
  
  
 