
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizará na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 8h, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a 1ª Audiência Pública referente à apresentação dos “Estudos para Regularização e Unificação das Unidades de Conservação de Gurupi – TO”. O evento terá como tema central a “Apresentação e Aprovação do Plano de Trabalho”, que foi elaborado pelos técnicos da prefeitura com consultoria da Engsolver e Serrados Florestal.
Durante a audiência, serão apresentados e discutidos os objetivos, o cronograma e as ações previstas no Plano de Trabalho, que visa à regularização e unificação das Unidades de Conservação (UCs) do município. A proposta é garantir uma gestão mais eficiente, participativa e sustentável das áreas protegidas de Gurupi.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson Souza, ressalta a importância da ampla participação da sociedade no evento. “É fundamental que representantes da sociedade civil, órgãos públicos, instituições de ensino, organizações não governamentais e demais interessados estejam presentes. Trata-se de uma pauta relevante para o desenvolvimento sustentável e a boa governança ambiental do nosso município”, destacou.
De acordo com o secretário executivo da pasta, Diego Rocha, o estudo que será apresentado busca avaliar a viabilidade ambiental da unificação e regularização das UCs existentes em Gurupi. “Estamos realizando diagnósticos técnicos, levantamentos socioeconômicos e análises ambientais, tudo conforme as normas vigentes e as melhores práticas. A expectativa é consolidar a gestão dessas áreas, garantindo a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, além de fortalecer a governança ambiental local”, explicou.
Gurupi conta atualmente com diversas Unidades de Conservação, como Pouso do Meio, Águas Claras e Mutucas. O objetivo do projeto é reunir essas áreas em um único documento normativo, facilitando a fiscalização, proteção e planejamento ambiental. “Essas unidades não podem ser degradadas ou invadidas. É nosso dever garantir que sejam preservadas para as futuras gerações”, completou Diego Rocha.
Diego finaliza destacando que a audiência pública será aberta a todos os interessados e representa uma importante etapa no processo de construção coletiva de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável de Gurupi.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°