
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (9), de forma definitiva, um projeto de lei que destina parte da arrecadação com multas de trânsito ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC).
Um texto substitutivo já havia sido aprovado anteriormente na comissão em 18 de dezembroe retornou para votação em turno suplementar nesta quarta. Como a CCJ tem decisão final, o projeto agora poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para análise no Plenário do Senado.
O PLS 436/2018 foi originalmente apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) e recebeu substitutivo do relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). A nova versão determina que pelo menos 10% da receita das multas será destinada ao Fundo Nacional de Saúde, enquanto no mínimo 5% irão para o FNMC. As leis que regem os dois fundos ( Lei 8.080 , de 1990,e Lei 12.114 , de 2009) também serão ajustadas para incluir essa nova fonte de recursos.
Ciro justificou a proposta inicial ao destacar o alto custo do atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, com o argumento de que parte desse ônus deve recair sobre os infratores. Mourão ampliou o escopo da medida para contemplar o FNMC, ao ressaltar que os veículos movidos a combustíveis fósseis agravam as mudanças climáticas e, por isso, os motoristas devem ajudar a financiar ações ambientais.
Além da destinação de recursos, o texto aprovado traz outras mudanças no Código de Trânsito Brasileiro :
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°