
O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), participou, entre os dias 8 e 11 de abril, do 1º Encontro Nacional de Corregedorias de 2025 e da 1ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias, promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Recife/PE.
O Tocantins foi representado pela Corregedoria-Geral do Estado, unidade que integra a CGE-TO. A diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse Cunha, integrou o grupo de servidores e especialistas de todo o país que discutiram temas estratégicos da atividade disciplinar no serviço público.
Organizado pela Corregedoria-Geral da União (CGU), o evento visa fortalecer as ações correcionais na administração pública, promovendo debates, painéis e capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas de responsabilização de agentes públicos.
“A participação em eventos, em âmbito nacional, oportuniza avanços e benefícios para a atuação disciplinar no Tocantins, uma vez que a troca de experiências, os debates e explanações de ideias fortalecem o trabalho preventivo e correcional da Controladoria”, destacou o gestor da CGE-TO, Murilo Centeno.
Durante a programação, os participantes acompanharam palestras com especialistas de renome, que abordaram assuntos como o Modelo de Maturidade CRG MM 3.0; os desafios da responsabilização disciplinar; e o impacto da inteligência artificial na gestão pública.
A diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse Cunha, ressaltou que a participação no encontro representa uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiências com outras unidades correcionais do país. “É um momento de aprendizado e alinhamento com as melhores práticas, o que contribui para o fortalecimento da integridade na gestão pública tocantinense”, pontuou a diretora.
Participaram do evento autoridades como o corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo; e a secretária-executiva da CGU, Eveline Martins Brito; além de representantes de corregedorias estaduais, municipais e de empresas públicas como a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Nesta sexta-feira, 11, a programação foi dedicada às oficinas e às capacitações práticas sobre temas como condução de oitivas, lacunas normativas, juízo de admissibilidade e elaboração de relatório final, reunindo servidores das esferas federal, estadual e municipal.
*Com informações da Ascom CGU
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°