
A Polícia Federal divulgou nota na tarde deste domingo (13) negando ter procedido revista nas deputadas estaduais Ediane Maria (PSOL-SP), Andreia de Jesus (PT-MG) e Leninha (PT-MG), as três são negras , durante o desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na sexta-feira (11).
No comunicado, a PF afirma que “não foi a instituição responsável pela abordagem mencionada pelas três deputadas estaduais que relataram ter sido submetidas a revista na fila do desembarque do Aeroporto de Guarulhos”.
A corporação garante que “atua com base nos protocolos estabelecidos em seus normativos internos e respeita estritamente os procedimentos legais vigentes” e reafirma o “compromisso com a legalidade, a isenção e o respeito aos direitos individuais no cumprimento de suas atribuições”.
As três deputadas registraram boletim de ocorrência por prática de racismo ao desembarcarem em Guarulhos de voo procedente do México, onde representaram o Brasil no Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas, no Senado mexicano.
Em rede social, a deputada Andreia de Jesus relatou que entre centenas de passageiros no desembarque, ela e as outras duas colegas parlamentares foram as únicas selecionadas para uma revista pelos agentes de segurança da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos .
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°