
A defesa agropecuária tem evoluído e para trazer mais oportunidades e benefícios para o setor, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) reuniram-se nesta segunda-feira, 14, para discutir diretrizes visando à implementação do Sistema de Rastreabilidade Bovina do Tocantins.
No estado, as ações seguem as diretrizes do Plano Estratégico 2025 – 2032, do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que possui quatro etapas a serem executadas nesse período para conclusão do processo de rastreabilidade dos bovinos no país até 2032.
Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, todas as estratégias estão sendo analisadas para que o produtor rural tenha a melhor otimização da gestão produtiva dos animais, melhoria no controle sanitário, bem como um rebanho mais valorizado para acesso a novos mercados. “A pecuária é a atividade econômica que ocupa a maior parte territorial do estado, precisamos desenvolver ainda mais com aumento da eficiência produtiva e do valor agregado”, destacou.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a Agência está preparada para executar o processo de rastreabilidade. “Daremos o suporte necessário para apoiarmos as atividades com a união de esforços públicos e privados, e assim fomentar uma pecuária transparente, além do crescimento econômico”, ressaltou.
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, explicou que o plano de ação está sendo construído com um grupo de trabalho voltado à rastreabilidade e à identificação individual de bovinos. “Estamos estabelecendo um calendário de execução de cada aspecto para ouvir as demandas e aperfeiçoarmos nosso sistema, com foco nos avanços com eficiência”, pontuou.
Vantagens da rastreabilidade
De acordo com o PNIB, a rastreabilidade do rebanho brasileiro com a identificação individual oferece um nível superior de controle sanitário eficiente, onde cada animal é registrado com um código único, o que permite monitorar e documentar seu histórico de manejo sanitário, movimentações e tratamentos de forma detalhada.
A rastreabilidade melhora a capacidade do controle sanitário; a segurança alimentar; mais agilidade no enfrentamento de questões de surtos e acesso a mercados internacionais mais exigentes.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°