
O ex-senador por Minas Gerais, Ronan Tito, morreu aos 93 anos, na quinta-feira (10), em Belo Horizonte, onde estava internado. Tito foi autor do projeto que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e coautor do Código de Defesa do Contribuinte.
Ronan Tito era natural de Pratinha (MG). Desde cedo ficou conhecido pelo seu ativismo político, especialmente na campanha pelas eleições diretas para presidente da República (Diretas Já). Em 1986, o empresário elegeu-se senador da República, cargo que exerceu até 1995. No Senado, liderou a bancada do PMDB (hoje MDB). Sua participação na Assembléia Nacional Constitunte foi decisiva. Ele também se destacou no processo de regulamentação da Constituição de 1988.
Filiou-se no início dos anos setenta ao MDB. Foi deputado federal em 1978 e reeleito em 1986. Atuou como secretário estadual de Trabalho e Ação Social, nos governos de Tancredo Neves e Hélio Garcia. Entre 1993 e 1995, o ex-senador presidiu a Fundação Ulysses Guimarães, instituição voltada à formação política e ao fortalecimento da democracia.
 Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia   Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental   Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 38°