
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou nessa segunda-feira, 14, da abertura da WTM Latin America 2025, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Considerado o principal evento B2B da indústria de viagens da América Latina, a feira reúne profissionais, autoridades e representantes do trade turístico mundial, promovendo conexões estratégicas e oportunidades de negócios para o setor.
Ao representar o Tocantins no evento, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, liderou uma série de ações que reforçam o compromisso da gestão estadual, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em posicionar o Tocantins entre os principais destinos de ecoturismo e turismo de experiência do Brasil.
“A participação do Tocantins na WTM Latin America é estratégica para posicionarmos nosso estado entre os principais destinos turísticos do Brasil. Este é o maior ponto de encontro do trade turístico nacional e internacional, reunindo operadoras, companhias aéreas, destinos e os grandes tomadores de decisão do setor. Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, estamos aqui para fortalecer a promoção dos nossos atrativos, ampliar conexões e gerar mais oportunidades para o Tocantins”, pontuou o titular da Setur, Hercy Filho.
Articulação internacional
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ainda reuniu-se com representantes da Feira Internacional do Turismo da Argentina (FIT), uma das maiores vitrines da América Latina para o turismo emissivo e receptivo. O encontro teve como foco a construção de parcerias para divulgação do Tocantins no mercado argentino e a promoção de ações conjuntas voltadas à atração de turistas estrangeiros.
A agenda também incluiu uma reunião com representantes das Rotas Amazônicas Integradas e da Expan+, organizadora doMeeting Brasil, para alinhar a participação dos estados amazônicos na edição latino-americana do evento, que ocorrerá em agosto, com passagens pelo Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.
OMeeting Brasilé uma plataforma estratégica que conecta destinos e produtos turísticos brasileiros a operadores e agentes de viagens internacionais. A presença do Tocantins busca ampliar a visibilidade da Região Norte e fortalecer parcerias com o mercado sul-americano, principal emissor de turistas estrangeiros ao Brasil.
“O Tocantins é um destino com enorme potencial para o mercado internacional, especialmente pelos seus atrativos naturais únicos, como o Jalapão. A presença do estado noMeeting Brasilfortalece o posicionamento da Região Norte como uma rota diferenciada e desejada por operadores e agentes de viagens da América do Sul”, ressaltou o diretor de negócios da Expan+, Jair Pasquini.
Conectividade aérea
Um dos destaques da participação do Tocantins na WTM é a busca pela ampliação das conexões aéreas. De acordo com o titular da Setur, Hercy Filho, a baixa oferta de voos e os altos custos ainda são entraves para o crescimento turístico do estado. “Trabalhamos com o apoio do governador Wanderlei Barbosa para garantir que as medidas previstas na Lei Geral do Turismo cheguem efetivamente ao Tocantins e que possamos ampliar nossa malha aérea, reduzir tarifas e facilitar o acesso dos visitantes ao nosso território”, salientou.
Além disso, o secretário reforçou o papel da Rede Amazônica Integrada (RAI), da qual o Tocantins faz parte, como instrumento de promoção coletiva da Região Norte, ampliando a visibilidade internacional dos destinos amazônicos e fortalecendo políticas integradas para o turismo.
Integração regional com o Maranhão
O titular da Setur, Hercy Filhos, reuniu-se com a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, para alinhar ações da Rota Turística Integrada Chapada - Jalapão. O objetivo é potencializar os atrativos naturais e culturais da região, por meio de roteiros compartilhados entre os estados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização regional.
“A integração com o Tocantins na Rota Turística Chapada–Jalapão é um passo importante para o fortalecimento do turismo regional. Juntos, Maranhão e Tocantins unem seus potenciais naturais e culturais para oferecer ao turista uma experiência rica, diversa e sustentável. Essa parceria estratégica é um exemplo de como a cooperação entre estados pode gerar desenvolvimento, renda e valorização dos nossos territórios”, evidenciou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.
Inovação
O secretário Hercy Filho ainda recebeu a equipe da empresa Sprint Dados, que apresentou uma proposta para apoiar o Observatório do Turismo do Tocantins. A iniciativa visa fortalecer a coleta e análise de dados estratégicos, promovendo uma gestão ainda mais eficiente e orientada por evidências no setor turístico estadual.
Assembleia do Fornatur
O Governo do Tocantins encerrou a participação no evento com a participação na 3ª Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro reuniu gestores de diversos estados para o debate de políticas públicas, financiamento do turismo e ações conjuntas para ampliar a competitividade dos destinos brasileiros.
Ação Parlamentar Nova edição do Projeto “São João Vem de Berço” segue com preparativos a todo vapor
Tocantins Tocantins celebra a Semana Santa com fé, cultura e tradição
Tocantins Com projeto Turismo na Estrada, Governo do Tocantins capacita gestores municipais sobre ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Palmas sediará evento esportivo internacional de vôlei adaptado à melhor idade
Tocantins Prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental é prorrogado até 24 de abril
Tocantins Promovido pelo Governo do Tocantins, projeto Turismo na Estrada chega à região de Serras e Lago
Tocantins Governo do Tocantins impulsiona economia em regiões turísticas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
Tocantins Governo do Tocantins alerta sobre fim do prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental
Tocantins Parceria entre Governo do Tocantins e UFT oferta 40 vagas para curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental, em São Félix Mín. 25° Máx. 41°