
O ex-presidente Jair Bolsonaro permanecerá em observação, por pelo menos 48 horas, após ter sido submetido a uma nova cirurgia nesta segunda-feira (29), em Brasília. A intervenção, concluída por volta das 15h , buscou tratar das crises de soluços persistentes do ex-presidente, por meio do bloqueio do nervo frênico esquerdo – responsável pelo controle do diafragma. No sábado (27), o mesmo procedimento foi feito do lado direito.
Em entrevista a jornalistas, médicos que acompanham o ex-presidente atualizaram seu quadro clínico, que foi classificado como estável . "A gente precisa de pelo menos de 48 horas para avaliação de resultados, complicações, etc. Esse tempo será aguardado, independente que qualquer coisa", assegurou o cirurgião Cláudio Birolini.
"Ainda está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta, possivelmente amanhã [30] ou na quarta-feira [31]. A gente está trabalhando com a hipótese de que, se não houver novas intercorrências, ele fique aqui até, quinta-feira, dia 1º [de janeiro]", acrescentou o médico.
Segundo o cardiologista Brasil Caiado, a crise de "soluços persistentes ou intratáveis", como são chamados os episódios manifestados pelo ex-presidente, se referem a quadros extremamente raros, decorrentes de doenças do trato gastrointestinal e problemas no abdômen. O ex-presidente convive com os dois problemas. Além da cirurgia no nervo do diafragma, o tratamento consiste em controle de alimentação e medicação.
O ex-presidente também passou por uma crise de pressão alta nos últimos dias, que já foi controlada, segundo o médico.
Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, na capital federal, desde o dia 24 de dezembro . Ele foi submetido, no dia de Natal, a uma cirurgia de hérnia inguinal .
O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.
Ação parlamentar Vereador Eudes Assis pede recapeamento no acesso à 2ª rotatória da Avenida LO-16, em Palmas
Ação parlamentar Vereador Eudes Assis apresenta projeto que concede Título de Cidadão Palmense ao senador Flávio Bolsonaro
Ação parlamentar Vereador Eudes Assis solicita poda de árvores na Quadra 806 Sul, em Palmas
Ação parlamentar Vereador Eudes Assis pede recapeamento asfáltico na Rua 25 do Jardim Aureny III, em Palmas
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da inauguração de Unidade de Saúde da Família (USF) Arne 53
Ação parlamentar Júnior Brasão é empossado vereador de Palmas na vaga deixada por Carlos Amastha
Ação parlamentar Na inauguração da ARCA em Taquaralto, Marilon Barbosa destaca a importância da obra para a economia
Ação parlamentar Marilon Barbosa recebe Eduardo e vereadores em almoço para discutirem os Projetos de Leis LOA e PPA protocolados na Câmara Mín. 22° Máx. 38°