
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.331 , que institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, a ser comemorado em julho. A norma foi publicada noDiário Oficial da Uniãodesta quinta-feira (8).
Originária de um projeto do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a lei tem como objetivo impulsionar a divulgação e a participação dos alunos da educação básica nas competições, que abrangem áreas como matemática, ciências da natureza e tecnologia.
“O que motiva cerca de 20 milhões de jovens em todo o Brasil a participarem, anualmente, dessas competições acadêmicas? (...) Os competidores têm a oportunidade de testar seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que reforçam sua paixão pela ciência e o gosto pelos estudos”, afirma Pontes na justificativa do projeto de lei ( PL 3.650/2023 ).
Julho foi a data escolhida porque foi nesse mês, em 1981, que o estudante Nicolau Corção Saldanha, com 17 anos de idade, conquistou a medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, nos Estados Unidos.
“Esse importante acontecimento inspirou e ainda inspira milhares de jovens a participarem das mais de 80 competições atualmente existentes no Brasil”, explica o senador.
Por Bruno Augusto, sob supervisão de Augusto Castro
Senado Federal Punição para abuso de ações judiciais contra concorrência volta ao Senado
Senado Federal Brasil terá relatório bienal com dados sobre violência contra mulheres
Senado Federal Dia do Quadrinho Nacional pode virar lei em 2026 Mín. 21° Máx. 33°