
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça o alerta à população sobre a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação com a toxinacereulide. A Resolução-Re nº 32/202, de 6 de janeiro de 2026 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cita seis marcas da empresa Nestlé Brasil.
Os lotes listados na resolução são das marcas Nestogeno,Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a resolução, os demais lotes não foram afetados.
De acordo com a publicação da Anvisa, o consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.
A SES-TO orienta o consumidor que ao verificar os lotes dos produtos proibidos que suspendam o uso e entrem em contato com serviço de atendimento ao consumidor que consta no rótulo do produto para troca ou devolução.
Para os estabelecimentos a orientação é verificar os número dos lotes dos produtos que estão descritos na Resolução-Re nº 32, de 06 de janeiro de 2026; retirar da exposição à venda e aguardar o recolhimento por parte da empresa fabricante.
“A Vigilância Sanitária Estadual já orientou as Vigilâncias Sanitárias municipais a darem ampla divulgação à população e aos estabelecimentos que comercializam esses produtos e se a criança apresentar os sintomas leve-a para atendimento médico e informe o alimento consumido e se possível com uma mostra da embalagem”, explicou a diretora de Vigilância Sanitária em Substituição, Crislane Maria da Silva Bastos.
Recall global
A medida tem caráter preventivo e a fabricante iniciou o recolhimento voluntário no Brasil, assim como no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.
Os lotes proibidos podem ser conferidos no linkhttps://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2026/proibida-venda-de-formula-infantil-com-risco-de-contaminacao-por-toxina
Saúde Vacinação contra sarampo e febre amarela será intensificada em SP
Saúde Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Saúde Casos de Síndrome Respiratória Grave estão em queda, diz InfoGripe Mín. 23° Máx. 33°