
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, na última sexta-feira, 16, da cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado (PEL) para o biênio 2026/2027. O evento ocorreu na sede do parque, que é administrado pelo órgão, e foi presidida pela supervisora da unidade e presidente do Conselho, Camila Muniz.
A cerimônia marca a retomada do Conselho Consultivo e tem como objetivo fortalecer a gestão participativa na Unidade de Conservação, contribuindo para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à preservação ambiental, ao uso público ordenado e ao desenvolvimento sustentável da região.
Foram selecionadas 20 organizações públicas, privadas e da sociedade civil que atuam na área de influência do Parque, totalizando 40 conselheiros, entre titulares e suplentes. Na ocasião, foi apresentado o Regimento Interno vigente, com abertura para sugestões de aprimoramento pelos novos membros.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância do Conselho como um espaço de diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, fortalecendo a representatividade e a transparência na condução das políticas ambientais relacionadas ao Parque Estadual do Lajeado.
A presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Maria Arislêda, enfatizou a importância da aproximação entre setor público, iniciativa privada e sociedade. “Essa articulação, ao unir diferentes esforços, promove uma visão de preservação e continuidade das ações, agregando conhecimento. Em parceria com o poder público, é possível compreender e propor políticas mais adequadas, que, fortalecidas por todos os lados, criam uma sinergia em prol de um futuro próspero, com engajamento e perspectiva sustentável para as próximas gerações e para o turismo de base”, declarou.
O Conselho do Parque Estadual do Lajeado é um órgão colegiado de natureza consultiva, presidido pelo Naturatins, que apoia o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações de conservação ambiental desenvolvidas na unidade. Entre suas atribuições, estão o acompanhamento da elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo, além de promover a integração da área protegida com outras unidades e com seu entorno. Cabe também ao Conselho manifestar-se sobre obras ou atividades com potencial de causar impactos na unidade, incluindo sua zona de amortecimento e corredores ecológicos.
Presente na posse do Conselho, o vice-presidente do Naturatins, José Anibal Lamattina destacou a relevância do momento como espaço de envolvimento social. “O Conselho Consultivo possibilita que a sociedade participe da gestão da Unidade de Conservação. Uma administração participativa fortalece e confere representatividade às iniciativas do Parque, que visam à preservação do cerrado e ao desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.
A reinstalação do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado, após 10 anos, representa um avanço significativo para o estado.
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Ribeiro, setor responsável pela gestão do PEL, enfatizou a importância do momento. “O retorno do colegiado tem como objetivo subsidiar a gestão da unidade, fortalecendo-a no que se refere ao uso público e às pesquisas científicas, tornando o parque mais acessível e mais visitado. A eleição e posse marcam um novo ciclo de integração entre as Unidades de Conservação, que precisam contar com gestão qualificada e conselhos atuantes”, explicou.
Composição do Conselho
Além do Naturatins, o Conselho é composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, prefeitura de Lajeado, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representando o Poder Público.
A sociedade civil está representada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Natureza Viva (INA), Associação Onça D’Água, Associação dos Produtores das Serras de Lajeado e Taquaruçu, Associação Água Doce, Associação Brasileira das Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav/TO), Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Praia Rica Expedições, Investco S.A, Conselho Regional de Biologia (CRBio 04) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas.
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias
Geral Candidatos a cotas no CNU têm até segunda para recorrer de resultado Mín. 21° Máx. 33°