
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), viabilizou o lançamento do primeiro disco autoral da banda tocantinenseBig Marias, por meio do Edital nº 22/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). A iniciativa integra as ações de fomento à cultura no estado, fortalecendo a cena musical independente e ampliando a visibilidade da produção cultural local.
O Pnab viabilizou a gravação profissional do álbum, um marco importante na trajetória da banda, que há anos atua de forma independente dentro da lógica do “faça você mesma”. O apoio por meio do edital possibilitou melhores condições técnicas, tempo de estúdio e estrutura adequada para a consolidação de um trabalho autoral construído ao longo de mais de uma década.
Para além da realização artística do grupo, o disco representa também um registro relevante da música autoral produzida no Tocantins, reafirmando a diversidade e a potência criativa do cenário alternativo do estado.
Trajetória e lançamento
A ‘Big Marias’ é formada por Samia Cayres (guitarra e voz), Didia Cayres (bateria) e Felipe SuperNaut (baixo), artistas com ampla trajetória na cena musical tocantinense, com participação em bandas, festivais e projetos culturais ao longo dos anos. A sonoridade se caracteriza por uma proposta crua, intensa e honesta, resultado do amadurecimento artístico dos integrantes.
O lançamento oficial do disco ocorreu em dezembro de 2025, em Palmas, durante a programação do‘Black Bird Festival’. O show de lançamento contou com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão cultural.
O trabalho também alcançou destaque nacional. A faixa “Dry” integrou duas playlists do site especializado no cenário da música alternativa ‘Tenho Mais Discos Que Amigos - Radar TMDQA!’ampliando o alcance da banda e evidenciando a relevância da produção autoral desenvolvida no Tocantins.
Acesso ao disco
O disco da ‘Big Marias’está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, comoSpotify,Bandcamp,YouTubee no canal daWheels of Confusion Records, também no YouTube permitindo que o público de diferentes regiões tenha acesso ao trabalho.
Sobre a proponente
A proponente do projeto é Samia Cayres, musicista, compositora, guitarrista e vocalista da Big Marias. Atuante há muitos anos na cena cultural do Tocantins, Samia também desenvolve trabalhos como produtora e comunicadora, com forte envolvimento na música autoral e na construção de espaços para mulheres na cena independente. À frente do projeto, ela destaca o papel do fomento público como ferramenta para transformar sonhos coletivos em ações concretas e duradouras. “As políticas públicas de cultura são fundamentais para garantir que artistas locais tenham condições reais de criar, registrar e difundir seus trabalhos”, comentou.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional
Tocantins Governo do Tocantins abre agenda cultural de 2026 com a exposição “Entre Gravuras e Traços” Mín. 21° Máx. 29°