
O Governo do Tocantins abriu inscrições para o Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2026, conforme os critérios estabelecidos no Edital nº 1, de 16 de dezembro de 2025, publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no Diário Oficial do Estado. As inscrições devem ser realizadas pelos interessados por meio de formulário on-line, disponível na página da Semarh.
Esta é a terceira edição do Concurso, uma iniciativa da Semarh, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Tocantins Parcerias, que integra a programação da 26ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026). A feira é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins e se consolida como o maior evento agropecuário do Estado.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que oConcurso Estande Sustentávelintegra as políticas públicas voltadas à promoção da sustentabilidade nos grandes eventos realizados pelo Governo do Tocantins. Segundo ele, o concurso reafirma o compromisso do Estado com a incorporação da sustentabilidade nas políticas públicas, fortalecendo a Agrotins como um espaço de inovação, responsabilidade ambiental e alinhamento às diretrizes de desenvolvimento sustentável.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, ressaltou o caráter técnico do concurso e os avanços ambientais proporcionados pela adoção de boas práticas durante a feira. De acordo com ela, a iniciativa incentiva os expositores na adoção de práticas relacionadas à redução do impacto ambiental, bem como à separação e à destinação adequada dos resíduos gerados, contribuindo para um evento mais eficiente e sustentável.
Participação
Poderão participar do concurso os expositores da feira devidamente inscritos, que atendam aos critérios previstos no edital, como o credenciamento na Tocantins Parcerias e a manutenção dos estandes em pleno funcionamento no primeiro dia do evento. As condições gerais do concurso, os critérios de elegibilidade, avaliação, participação, seleção, premiação e demais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 99964-6441.
Premiação
Como forma de reconhecimento e incentivo à adoção de práticas sustentáveis, a premiação do concurso consistirá em 100% da taxa de isenção do aluguel de um lote de estande, limitado a até 500 m², para o primeiro colocado; 70% para o segundo; e 50% para o terceiro. Além disso, os vencedores das três primeiras colocações em cada categoria receberão o Certificado de Estande Sustentável Vencedor 2026, que reconhece o compromisso com a adoção de boas práticas ambientais no âmbito da Agrotins.
Concurso
O Concurso Estande Sustentável é um mecanismo de incentivo às iniciativas empresariais e institucionais social e ambientalmente responsáveis, que promovem a inovação e fortalecem a cultura da sustentabilidade aplicada à realização da feira, com potencial de replicação em outros eventos e exposições.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa Mín. 21° Máx. 23°