
O projeto de decreto legislativo que trata do acordo de cooperação entre Brasil e Eslovênia na área da defesa foi aprovado nesta quarta-feira (4) na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). Agora a matéria segue para votação no Plenário da Casa.
O projeto ( PDL 293/2024 ) teve como relator o senador Sergio Moro (União-PR), que apresentou parecer favorável ao texto . Durante a reunião da CRE, o parecer foi lido pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Esse acordo internacional prevê ações relacionadas à compra e venda de produtos de defesa; pesquisa e desenvolvimento; e intercâmbio de conhecimento; entre outras.
Em seu parecer, Moro afirma que a parceria aproxima o Brasil de “um país estrategicamente localizado no centro da Europa”. Também diz que o acordo é relevante, "dada a crescente inserção do nosso país no cenário global, que se tem mostrado cada vez mais instável e propenso a tensões geopolíticas".
Além disso, o senador defende a diversificação dos parceiros do Brasil em produtos de defesa, "tendo em vista a dificuldade de desenvolvimento autônomo desse tipo de tecnologia" e do risco de "se confiar em apenas um ou poucos parceiros internacionais" nessa área.
O Brasil assinou o acordo em 2023. No entanto, o documento precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional (o texto já passou pela Câmara dos Deputados) para que o presidente da República confirme sua adesão e insira o tratado na legislação brasileira.
Senado Federal Representantes dos três Poderes assinam pacto de combate ao feminicídio
Senado Federal CDH aprova protetor auditivo gratuito para aluno da educação básica com TEA
Senado Federal Banco Master: CAE apresenta grupo que vai acompanhar investigações Mín. 21° Máx. 33°