
A Operação Shamar, deflagrada no último dia 21 de agosto, já prendeu em flagrante 24 pessoas por violência doméstica e familiar contra a mulher. A Operação, que envolve as forças de segurança do Estado do Tocantins, segue até o dia 15 de setembro em todo o Tocantins e tem como principal objetivo o combate ao feminicídio e violência doméstica e familiar.
Além das prisões, nesses primeiros dez dias de atuação foram emitidas 69 Medidas Protetivas de Urgência e instaurados 102 novos inquéritos. Outros 49 inquéritos policiais foram concluídos e remetidos à justiça.
Somente na regional de Araguaína, foram 44 inquéritos policiais finalizados e remetidos ao Ministério Público e ao poder judiciário, sendo o principal indiciamento lesão corporal qualificada; além de estupro, cárcere privado e violação de domicílio. Foram emitidos ainda 21 pedidos de medidas protetivas de urgência.
Conscientização
Trabalhando a frente da conscientização para a não violência, a Operação Shamar ainda tem levado informações para os tocantinenses por meio de palestras. Foram 61 palestras realizadas, inclusive em aldeias indígenas em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O ciclo de palestras nas aldeias indígenas teve início pelos povos da etnia Xerente, em Tocantínia. As etnias Krahô, em Itacajá, e Karajá, em Lagoa da Confusão, também receberam as palestras da Operação Shamar.
Já em Palmas, foi realizada uma ação educativa em um shopping da Capital, em parceria com a Secretaria da Mulher. Foram dois dias de palestras, teatro e roda de conversa sobre o combate à violência contra a mulher.
Jovens e crianças também participaram de ações de conscientização promovidas pela Polícia Militar, que visitou 48 unidades escolares em 15 cidades do Tocantins. Foram 7.189 crianças e adolescentes conscientizados para a não violência doméstica. Além disso, foram realizadas 48 visitas preventivas à mulheres vítimas de violência doméstica.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança até o momento e reforçou a necessidade das ações. “Ao mesmo tempo que ficamos felizes por conseguir atender essas vítimas, ficamos tristes por ver que a questão da violência doméstica no Tocantins ainda é tão presente. Por isso, além dos serviços de polícia judiciária, nós estamos levando para as famílias tocantinenses, em especial às mulheres, informação sobre os tipos de violência, a rede de apoio que ela dispõe e os meios de denunciar”, finalizou.
O comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, reforçou a integração entre as forças. “A Operação Shamar é de suma importância para a segurança das mulheres em nosso Estado. Já se passaram 10 dias da Operação e os resultados são positivos. As mulheres estão sendo conscientizadas de que elas têm uma rede de proteção para acolhimento e apoio. Elas não estão sozinhas. Isso é muito importante, porque percebemos que as mulheres estão recorrendo aos órgãos competentes para denúncia, quando necessário, e isso se deve a integração entre as forças de segurança.”
Operação Shamar
Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), a Operação Shamar compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança. As ações são coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSI/SSP-TO).
Fazem parte da Operação Shamar no Tocantins a Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça, Secretaria da Mulher e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°