
O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Palmas foi marcado pela forte participação popular na celebração da Independência do Brasil, na ala sul da Praça dos Girassóis. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, a celebração contou com o desfile de 3 mil pessoas na Avenida LO-01, sentido leste-oeste, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis, representando a diversidade cultural e histórica do Tocantins. Ao todo, 12 mil pessoas prestigiaram o evento nesta quinta-feira, 7.
O Governador, que estava acompanhado de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, destacou a importância do Dia da Independência para o País e para o Estado, e enfatizou a necessidade de manter viva a relevância da data. "Essa ação cívica é importante para o povo tocantinense e para o povo brasileiro. Por isso, é com muita alegria que realizamos esse Desfile de 7 de setembro. As escolas, as Forças Armadas, todo mundo participando com o mesmo respeito que temos aos símbolos cívicos e patrióticos do povo brasileiro. É nossa obrigação manter viva essa chama histórica, essa chama da nossa independência, da independência do povo brasileiro", ressaltou.
Realizada pelo Governo do Tocantins, a celebração em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O secretário da pasta, Fábio Vaz, destacou o empenho e o esforço das equipes escolares na preparação dos grupos para as apresentações. “Estamos presenciando um momento muito importante para o estado do Tocantins e para a educação em si. Nós trabalhamos esse civismo dentro das escolas e os desfiles das nossas unidades estaduais é significativo. Acreditamos muito nesse olhar pela pátria, de cidadão participativo”, ressaltou.
Participação popular
Antes de começar o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, foi executada a revista às tropas com o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, desfilando em carro aberto. Participaram também desse ato comandantes da Marinha, Exército e Polícia Militar.
Já o evento em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), seguido por uma série de apresentações que destacaram a diversidade cultural e histórica do Tocantins e Brasil. Dos 3 mil participantes, cerca de 1,5 mil foram estudantes, sendo mil de unidades escolares da rede estadual e 500 da rede municipal. Além dos discentes, diversos grupos também participaram do desfile, incluindo a Universidade da Maturidade, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Secretaria da Mulher, Ordem Demolay, Ordem Arco-Íris e os Desbravadores da Igreja Adventista.
O evento contou com a participação de militares das Forças Armadas (Marinha e Exército), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Segurança Pública, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e Guarda Metropolitana de Palmas, que desfilaram com equipamentos e veículos modernos que demonstram o comprometimento dessas instituições com a bem-estar e segurança da população tocantinense.
Somente da Polícia Militar do Tocantins cerca de 300 componentes, entre policiais militares e alunos do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, participaram da celebração. Para a comandante do Pelotão das Bandeiras, a capitã Leila Soares, foi uma honra liderar um grupo de mulheres militares que carregaram as bandeiras das 27 unidades federativas do Brasil. “Este pelotão representa o pelotão das bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal, e neste 7 de setembro nada melhor que as Forças de Segurança participarem do desfile, sentindo a ótima acolhida e carinho da sociedade com essas corporações”, pontuou.
Além das exibições das fanfarras, o Desfile Cívico-Militar representado pelos estudantes de diversas escolas também trouxe subtemas com danças, ritmos e cores. “É uma oportunidade única para nós, estudantes, celebrarmos a história do nosso País e ainda representarmos a nossa escola. O 7 de setembro nos lembra o que o país passou e que chegamos até aqui como um povo unido”, destacou a estudante da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Lyann Lumi de Souza Lima, de 17 anos, que desfilou na celebração.
O Desfile Cívico-Militar foi encerrado com a passagem da Guarda Metropolitana de Palmas.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°