Sexta, 26 de Junho de 2026
34°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Gurupi - TO

Projeto desenvolvido em parceria entre Saúde, UnirG e UFT fortalece cuidado à pessoa idosa em Gurupi

Programa Funcionalidade em Rede integrou ensino, pesquisa e assistência, promovendo mais autonomia, qualidade de vida e participação social para pe...

26/06/2026 às 16h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Programa Funcionalidade em Rede integrou ensino, pesquisa e assistência, promovendo mais autonomia, qualidade de vida e participação social para pessoas idosas.

Josy Rodrigues Donato/Ascom Semus Gurupi

Fotos: arquivo equipe do programa funcionalidade em rede

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi concluiu, na última quarta-feira, 24, mais uma importante iniciativa voltada à promoção da saúde da pessoa idosa. Desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Waldir Lins, o Programa Funcionalidade em Rede reuniu profissionais da Atenção Primária, docentes e acadêmicos da Universidade de Gurupi (UnirG) e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/UFT), fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade.

Ao longo de aproximadamente 12 semanas, pessoas idosas participaram de atividades físicas supervisionadas, avaliações funcionais, rodas de conversa, educação em saúde, acompanhamento multiprofissional e orientações voltadas à promoção da autonomia, independência e qualidade de vida.

O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Mestrado do médico de Família e Comunidade Caio Willer Brito Gonçalves, sob orientação da professora Maria Sortênia Miele e coorientação da professora Kelly Cristina Gomes. A proposta nasceu da vivência na Atenção Primária à Saúde e buscou transformar uma experiência construída no território em um modelo organizado de cuidado à pessoa idosa.

A condução das atividades envolveu uma equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde Waldir Lins, composta por profissionais de Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Agentes Comunitários de Saúde e demais servidores da unidade, além da participação de acadêmicos de Medicina da UnirG, fortalecendo a integração entre formação acadêmica e prática no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encerramento do programa, os participantes receberam certificados e participaram de um momento de confraternização, celebrando os resultados alcançados ao longo da iniciativa.

Além dos benefícios observados na rotina dos participantes, como melhora da mobilidade, fortalecimento da auton

omia, ampliação da convivência social e maior participação nas atividades da Unidade de Saúde, o projeto também deixará um importante legado para a Atenção Primária. Como produto técnico do mestrado, será elaborado um Guia Didático-Operacional para Implantação de Programas Comunitários de Promoção da Funcionalidade da Pessoa Idosa, que poderá servir de referência para gestores e equipes de saúde na implementação de iniciativas semelhantes em outros municípios.

A experiência reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi com o fortalecimento da Atenção Primária, valorizando ações que unem conhecimento científico, cuidado multiprofissional e participação da comunidade na promoção da saúde e do envelhecimento saudável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários