
O Governo do Tocantins marcou presença nessa segunda-feira, 24, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reunião envolvendo o Conselho de Comandantes Gerais, representantes e líderes das forças de segurança estaduais e federais de todo o país. O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa, esteve presente, juntamente com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o diretor geral da Polícia Federal, Ricardo Saade; e os demais Comandantes-Gerais de todos os estados.
O principal objetivo da reunião foi fomentar a integração entre todas as forças de segurança, tanto em âmbito estadual, quanto federal. Nesse contexto, destacou-se a apresentação realizada pelo diretor geral da Polícia Federal do programaForça Integrada de Combate ao Crime Organizado(Fico). O programa tem por finalidade capacitar policiais militares para ações preventivas e repressivas no enfrentamento das organizações criminosas, por meio de estratégias integradas, compartilhamento de informações e produção de inteligência, culminando na criação de um banco de dados unificado.
Com a implementação de um banco de dados unificado, será possível acessar de forma rápida e eficiente informações relevantes, facilitando a identificação e combate a atividades criminosas em todo o território nacional. A importância da integração das forças de segurança em todo o país, o assunto central da reunião, está alinhado ao lançamento do Programa de Ação da Segurança, lançado pelo governo federal, na última sexta-feira, 21.
O coronel Márcio Antônio Barbosa, esclareceu que o Governo do Tocantins está confiante de que essa iniciativa conjunta fortalecerá os esforços e permitirá uma atuação mais eficiente e coordenada no enfrentamento dessas adversidades. “Integração é o melhor caminho para combater o crime. A Força Tarefa proposta pelo governo federal, por meio do Ministério contribuirá, sem sombra de dúvida, para o combate ao crime organizado em nosso Estado”, destacou o Coronel.
Durante a reunião, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou o compromisso do governo em apoiar o programa, por meio de significativos investimentos. Dentre as medidas destacam-se o pagamento de diárias, aquisição de viaturas, armamentos e modernização de equipamentos. “O objetivo é fornecer recursos adequados às instituições de segurança que participam da força-tarefa, possibilitando um enfrentamento efetivo do crime organizado e garantindo a proteção da sociedade”, explicou o ministro.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°