
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), eos Correios assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para combater a prática de crimes por meio do envio postal. O acordo foi assinado pelogovernador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, fechando uma parceria que também prevê ações e projetos institucionais voltados às áreas de recursos humanos, inteligência, tecnologia da informação e outras.
Durante o ato, o Governador destacou a importância do trabalho integrado com outras instituições em benefício da segurança dos tocantinenses. “Se trabalharmos de maneira isolada, não chegaremos a lugar algum; por isso, acordos como esse são importantes. Se unirmos a Inteligência da Polícia Civil com as informações dos Correios, conseguiremos atender o cidadão tocantinense naquilo que é mais importante: a segurança”, destacou.
O acordo firmado com o Tocantins é o primeiro da região Norte e o segundo do Brasil. A expectativa é que todos os estados da Federação firmem este acordo com a instituição de serviço postal.
Parceria
Um exemplo de atuação entre os Correios e a PC-TO ocorreu no mês de maio, quando um jovem de 19 anos foi preso pela Polícia Civil na cidade de Miranorte depois de comprar notas de dinheiro falsas pela internet e receber o pacote via Correios. Na ocasião, Polícia Civil e Correios atuaram juntos e conseguiram interceptar o jovem quando ele foi até a agência para retirar o pacote.
O chefe do Departamento de Segurança Corporativa dos Correios, André Luiz, explicou que um dos objetivos do Acordo de Cooperação é aprimorar a maneira como essa troca de informações vinha sendo realizada e alinhar cada vez mais a maneira de atuar contra a criminalidade no serviço postal. “Além da troca de informações, o ACT prevê também a troca de conhecimento, observar o que uma instituição tem feito para combater os ilícitos no tráfego postal para depois replicar na outra instituição e, assim, alinhar as práticas”.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, o acordo também vai contribuir para dar mais celeridade às investigações. “Esse acesso mútuo aos bancos de dados permitirá que as duas instituições possam trabalhar de maneira mais eficiente no combate à criminalidade e, no caso da Polícia Civil, dar mais celeridade ao trabalho investigativo realizado pelos nossos policiais”.
Também participaram da solenidade funcionários dos Correios e servidores da SSP-TO.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°