
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento da estratégia para reindustrialização do país. Lula assinou, nesta terça-feira (26), um decreto instituindo a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
— O presidente foi claro ao declarar que “ninguém vai dar cavalo de pau na economia. Aqui, a gente não vai inventar e vai fazer o que precisa fazer". Uma reafirmação do compromisso externado ainda durante a campanha eleitoral de 2022: o de enfrentar a crise que viria a herdar com credibilidade, estabilidade e previsibilidade. Para mim, quando alguns setores tentam alimentar a desconfiança de que o governo não será capaz de cumprir, no ano que vem, a meta de zerar o déficit das contas públicas, as palavras do chefe do Executivo brasileiro soam também como demonstração inequívoca de responsabilidade.
Kajuru ressaltou que a projeção de alta do produto interno bruto (PIB) para 2023 já supera 3% e argumentou que o país precisa crescer sem deixar a inclusão social de lado.
— O presidente Lula, aliás, voltou a enfatizar que "são as pessoas mais necessitadas, [...] trabalhadores, [...] mais pobres, que vão ter uma atenção especial desse governo". Esta é a essência de uma gestão voltada para o combate à desigualdade, incluindo os pobres nos orçamentos e cobrando impostos de quem pode pagar: os ricos, os milionários, os bilionários. O Brasil não necessita apenas de equilíbrio fiscal, precisa também de equilíbrio tributário, um tema cada vez mais consensual.
Senado Federal CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
Senado Federal CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
Senado Federal CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 36°