
Entre 12 e 21 de julho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do Programa de Capacitação em Regulação Econômica para o setor de saneamento e recursos hídricos promovido pelo Public Utilities Research Center (PURC sigla em inglês), da Universidade da Flórida, em Gainesville, Estados Unidos. O treinamento foi ministrado para servidores da Agência com carga horária total de 50 horas. O Programa teve como objetivo estimular o aprofundamento dos conceitos e práticas relacionados à regulação tarifária de serviços de infraestrutura, mais especificamente saneamento básico, e valoração da água.
O programa teve segmentos práticos e estratégicos. O estratégico, durou três dias, e abordou discussões sobre: economia, política da valoração da água, análise financeira para recursos hídricos, governança dos recursos hídricos, incorporação de metas e objetivos nacionais na política de valoração.
Já no segmento prático, que teve cinco dias, foram discutidos os seguintes pontos: elementos de um sistema de valoração hídrica, desenvolvimento de sistemas de informação e contabilidade para tarifação, mensuração de custos financeiros, econômicos e preços sombra; fundamentos econômicos para formação de tarifa, desafios práticos na atribuição de preços, entre outros.
Participaram do evento, representando a instituição, a diretora da Agência Ana Carolina Argolo; o secretário-geral, Nazareno Marques; a coordenadora de gabinete de diretor, Tauana Monteiro; o superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Felipe Tavares; a coordenadora da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Mayara Lima; e o coordenador de Estudos Econômicos, Marcelo Araújo.
Também estão no treinamento, os especialistas em regulação de recursos hídricos e saneamento básico, Márcio Nóbrega e Eduardo Passeto; a superintendente de regulação de saneamento básico, Cíntia Leal o coordenador de Regulação Tarifária, Renê Gontijo; a analista administrativo, Evânia Costa; o economista, Michael Sanches; o superintendente adjunto de Regulação de Serviços Hídricos e Segurança de Barragens, Leandro Mendes; o procurador federal Paulo Aílton; além do coordenador de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Paulo Magaldi Netto.
Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Natália Sampaio
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°