
No cenário do empreendedorismo brasileiro, o Tocantins se destaca por sua agilidade na abertura de empresas. De acordo com o último ranking do Governo Federal, referente ao mês de junho, o Tocantins figura na sexta posição entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa no país.
Um dos principais diferenciais é o tempo médio de registro de uma empresa na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), que atualmente leva apenas 3 horas, 11 minutos e 9 segundos. Essa celeridade é um fator crucial para atrair novos investidores.
Tanto é que, no primeiro semestre de 2023, o Tocantins registrou aumento no número de abertura de empresas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto no primeiro semestre de 2022 foram abertas 13.905 empresas, neste ano, já foram registrados 14.146 novos negócios.
Agilidade
O tempo médio total para abertura de um novo empreendimento no Estado é de 13 horas, 02 minutos e 56 segundos. Esta média considera, além do tempo da Jucetins, a duração dos processos de viabilidade e a obtenção do CNPJ, que podem variar de acordo com os municípios e a Receita Federal.
Este resultado garante, ao Tocantins, o sexto lugar no ranking nacional. “Abrir uma empresa aqui é mais rápido do que nunca. Com um ambiente de negócios favorável e processos simplificados, o Estado tornou-se referência para quem busca rapidez e eficiência”, frisa o presidente da Jucetins, Issam Saado.
Gestão
Issam Saado assumiu a presidência da Autarquia no início deste ano ao lado do vice-presidente Juarez Rigol. “A Jucetins tem um corpo técnico muito competente, que já consegue resultados expressivos para o Estado. Agora, estamos evoluindo ainda mais, de forma a tornar mais ágil e eficiente o processo de registro e legalização de empresas”, informa o presidente.
“O governador Wanderlei Barbosa nos determina a investir em medidas que reduzem a burocracia, para que o cidadão possa empreender de forma descomplicada e sem perder tempo", complementa Issam.
Para o vice-presidente Juarez Rigol, a Jucetins se destaca pela eficiência. “Graças à tecnologia e à atuação incisiva do Governo do Tocantins, empreendedores encontram na Jucetins um verdadeiro parceiro para concretizar seus sonhos de negócio”, afirma.
Parceria
Para potencializar ainda mais o cenário empreendedor do Tocantins, a Jucetins estabeleceu uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), por meio de um Termo de Cooperação Técnica.
Esta parceria visa estreitar as relações entre as instituições e promover ações conjuntas que beneficiem os empreendedores locais. Dentre as iniciativas previstas, destaca-se a automatização de processos para diminuir ainda o tempo para abertura de empresas.
Engajamento nacional
Além de focar nas melhorias locais, a Jucetins também se engajou em debates nacionais sobre a modernização do ambiente de negócios no Brasil. Durante o primeiro semestre de 2023, o vice-presidente Juarez Rigol, o secretário-geral Erlan Milhomem e a procuradora jurídica Mariana Sampaio participaram de reuniões organizadas pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).
O objetivo desses encontros foi alinhar ações estratégicas para simplificar o registro empresarial em todos os estados, buscando a eficiência e a desburocratização dos processos em âmbito nacional.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°