
O Governo do Tocantins promoveu nesta terça-feira, 18, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, um evento para conscientização sobre o câncer de mama, no âmbito da campanha mundial doOutubro Rosa. Com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Casa Militar, do Hospital de Amor de Palmas e colaboração da primeira-dama do Tocantins,Karynne Sotero, a ação foi realizada com servidoras do Estado, em um momento de informação e solidariedade.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância da consciencialização sobre o câncer de mama, convidando as mulheres a fortalecerem a rede de apoio no combate à doença, não só no mês de outubro, mas o ano todo. “Nós, mulheres, temos uma missão, que é orientar, conscientizar e falar da prevenção do câncer de mama. Somos fortes em tudo o que fazemos, precisamos falar sobre autoexame de mama, sobre essa doença que atinge as mulheres. Temos uma carreta que proporciona atendimento e exames preventivos de forma gratuita, vamos perpetuar e propagar o diagnóstico precoce, temos um governo que apoia a nossa causa, que apoia as mulheres”, afirmou a primeira-dama.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, enfatizou o papel da educação e do apoio mútuo. "Nós estamos atuando na saúde da mulher como um todo. NesteOutubro Rosa, a Secretaria da Mulher intensificou as ações não somente na capital, mas em 19 municípios do Estado, levando a Carreta da Saúde para essas cidades, além de parcerias importantes com o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], o Hospital de Amor e a Associação de Ginecologia do Estado do Tocantins", pontuou a secretária.
A palestra central do evento foi ministrada pela médica mastologista e ginecologista, Rafaela Morais Resende, que discorreu sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. "O diagnóstico precoce do câncer de mama é essencial para que a gente detecte lesões cada vez menores. Assim, é potencializada a cura da doença, diminuindo cirurgias muito grandes e mutiladoras", explicou a médica.
Outubro Rosa
OOutubro Rosaé uma campanha global que visa conscientizar sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e a detecção precoce aumenta as chances de cura. Dados divulgados pelo Instituto indicam que o país registrou cerca de 66 mil casos de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°