
Com a participação de mais 250 produtores rurais e empresários, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a MSD Saúde Animal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faet/Senar, Prefeitura, Câmara Municipal e o Sindicato Rural de Cristalândia, realizaram um Dia de Campo com a temática voltada à preservação da sanidade animal, os desafios e boas práticas para aumentar a produtividade. O evento ocorreu nesse sábado, 28, na Fazenda Bonita, localizada no município de Cristalândia.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, avaliou que graças a dedicação dos produtores rurais a pecuária tem evoluído com excelência. “Estamos levando conhecimento e incentivando a preservação da saúde animal e saúde pública com grandes parceiros, essa oportunidade é primordial para melhorar a produtividade do rebanho e a abertura de novos mercados”, avaliou.
O prefeito de Cristalândia, Big Jow, enfatizou sobre a descentralização de informações ao produtor rural de cidades do interior. “É importante debatermos temas relevantes para o aprimoramento de uma das nossas principais atividades, que é a pecuária”, destacou. O município conta com mais de 70 mil bovinos, distribuídos em 439 propriedades rurais.
A Fazenda Bonita, de propriedade de Kita Guimarães e Edimar Guimarães, é referência na criação de nelore pintado utilizando o melhoramento genético e ferramentas de tecnologia para elevar o nível da espécie. “A evolução do plantel vem da sanidade, da qualidade de vida para o animal, que não é só deixá-lo na sombra, é ter saúde, é vacinar, é cuidar. Foi no Tocantins que encontramos acolhimento, estou feliz com o resultado da produção e de estar nesse Estado”, pontuou.
Na oportunidade, a Agência enfatizou a importância do produtor rural realizar a declaração de informações pecuárias que ocorre entre os dias 1 e 30 de novembro. Basta procurar a Adapec e atualizar o rebanho de bovinos, búfalos, asininos, equídeos, ovinos e caprinos, aves, suínos, abelhas e animais aquáticos.
Palestras
O encontro contou com duas palestras, sendo uma com o tema, “Retirou a vacinação contra a febre aftosa, qual o papel do produtor agora?” que foi proferida pelo Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires e outra com o médico veterinário da MSD, Josely Sobreira, que abordou sobre “O que fazer pra proteger a sanidade e aumentar a produtividade do rebanho".
Os temas foram discutidos com os participantes com ênfase nas estratégias para manter um rebanho livre de doenças, além da atenção na vigilância reforçando a importância de notificar a Adapec suspeitas de doenças em animais de produção.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°