
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas

Após três dias de evento, com muitas informações, novas experiências, discussão de temas relacionados à tecnologia, inovação, e negócios, a Gurupi + Tech/ Sicteg chegou ao fim na última sexta-feira 27, com saldo positivo.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Talita Ferreira, comentou que o evento foi finalizado com resultados satisfatórios, com participação de grande público, muitos expositores, e a grande novidade: o retorno da Fenesul, que há 7 anos não era realizada.
“Evento maravilhoso, um retorno positivo do público, muitos negócios realizados, expositores aprovaram a estrutura e agora já começamos a pensar a próxima edição, que tem que ser maior do que essa, e já vamos iniciar a elaboração dos projetos”, destacou.
A prefeita Josi Nunes, que durante os três dias, visitou os stands, atendeu o público no seu gabinete, ressaltou que a Gurupi +Tech/9ª Sicteg se confirmou com um evento essencial e importante. Destacou que a incorporação do setor de negócios ao evento de ciência e tecnologia foi muito satisfatória. “Estamos satisfeitos com esse evento que recebeu milhares de pessoas para troca de informações, apresentação de trabalhos, geração de negócios. Tudo isso colabora para o nosso desenvolvimento regional”, ressaltou.
O visitante Douglas Soares, esteve na Gurupi+Tech na última noite, acompanhado da esposa e filha, elogiou o evento, a organização e a oportunidade das pessoas terem acesso às novidades, ciência e tecnologia e ainda negócios. “Evento que agrega muito valor à nossa cidade, que está em desenvolvimento”, disse.
A estudante do ensino médio, Isadora Gama, disse que o evento foi muito interessante para conhecer o que as universidades realizam. “Oportunidade de ter o contato com pesquisas, com projetos de extensão, e para mim que estou prestes a entrar na faculdade é um evento que contribui. Muito gratificante estar aqui”, ressaltou.
A gerente do Sebrae/regional Sul, Paula Alencar, confirmou que Gurupi + Tech, foi extremamente positiva. “Durante os três dias de Gurupi + Tech foi possível contemplar várias atividades, uma programação que trouxe muita tecnologia, inovação, sustentabilidade e a retomada da Fenesul. Para o Sebrae a avaliação do evento é positiva, pois a Gurupi + Tech além de fomentar a economia, agregou conhecimento”, destacou.

Negócios

A grande novidade deste ano, foi a chegada do setor de negócios com a retomada da 16ª Fenesul, que há 7 anos não era realizada. A Feira contou com mais de 30 expositores das mais diversas áreas: informática, agências de marketing, moda, agronegócio, veículos, saúde e mais.
“Um prazer para a Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) retomar essa grande feira num evento de ciência e tecnologia. O empresariado ficou satisfeito com retorno”, destacou o presidente da Acig, Wilson de Souza, que agradeceu o convite da prefeita Josi Nunes para participar do evento.
A representante de uma empresa de móveis, Rosilene Miranda, opinou que foi muito positivo a realização da Fenesul na Gurupi + Tech e falou sobre a importância desse evento para os empresários expor seus produtos. “Decidimos expor na Fenesul porque é uma vitrine extraordinária para apresentar nossa linha de alto padrão. Foi uma oportunidade para muitas pessoas conhecerem os produtos e poderem retornar à loja para efetivar os negócios”, disse.
José Gracioli, gerente de uma concessionária de veículos, comemorou a retomada da Fenesul destacando a importância do evento para o desenvolvimento de negócios de Gurupi. “Para nós concessionários é muito bom podermos expor nossa marca, nossos lançamentos, uma oportunidade de apresentar o que temos. Uma feira que nos dá oportunidade de explorar melhor o que temos a ofertar. Somente parabenizar a organização”, disse, destacando que os negócios se unindo a um evento de ciência e tecnologia somou muito em razão da diversidade do público.
A Gurupi +Tech é uma realização da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE, com a co-realização da Universidade de Gurupi (UnirG), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG); e parcerias Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e da BRK Ambiental.
Este ano o evento aconteceu na Universidade de Gurupi – UnirG, com o tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável”.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°