
Os estudantes da Escola Estadual Campo Maior, uma instituição de ensino rural localizada no Distrito de Campo Maior, a 28 km de Nova Rosalândia, tem na horta escolar, um laboratório para diversas aprendizagens. Por meio do componente curricular Saberes e Fazeres da Campo, os alunos participam da horta, desde o plantio até a colheita e experimentam os sabores dos produtos durante a Alimentação Escolar. O projeto denominado “Alimentação orgânica na escola do campo – da horta para a cantina”, conquistou o 3º lugar, no Prêmio Escola que Transforma, na categoria Escola do Campo/Educação do Campo/Escola Quilombola/Educação Quilombola/Parcial – Anos Iniciais do ensino fundamental – esfera estadual.
A professora Kamila Ferreira dos Santos destacou os diversos benefícios da horta. “Com esse projeto foi possível obter resultados maravilhosos na aprendizagem dos estudantes, principalmente, quanto ao conhecimento sobre a alimentação orgânica, sobre como cuidar das plantas, acompanhar o processo de crescimento e participar da colheita. Percebemos outras aprendizagens como a valorização do trabalho em grupo, do envolvimento da comunidade e da motivação para os estudantes protagonistas”, explicou.
O projeto começou a ser desenvolvido devido a necessidade dos estudantes de aprender a valorizar o consumo dos alimentos naturais. E no decorrer do seu desenvolvimento foi possível estudar temas como a consequência de pesticidas na produção dos alimentos, a necessidade de cuidar melhor da própria alimentação e de criar uma consciência e responsabilidade ambiental cuidando para preservar as áreas em torno do distrito de Campo Maior.
Na prática, na horta são utilizados adubos orgânicos, que os estudantes levam de casa e também foram os alunos que produziram os regadores utilizando materiais recicláveis. E na horta são produzidos alface, cenoura, beterraba, couve, cebolinha, coentro, abobrinha e maxixe.
E para transformar a horta num laboratório de aprendizagens, a escola firmou parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, buscou apoio da comunidade escolar, contou com a colaboração dos professores, dos familiares dos alunos e funcionários e com isso, a escola passou a desenvolver uma interação social na própria comunidade.
A escola também conta com o apoio da agricultura familiar por meio da Associação Só Se Vendo, que auxiliou na troca de experiências de todos os participantes da comunidade escolar.
A Escola Estadual Campo Maior conta com 37 estudantes, e oferta o ensino fundamental. A diretora Valdirene Rocha Soares Silva descreveu o quanto o prêmio representou para a comunidade escolar. “O envolvimento e apoio dos alunos, bem como familiares é algo visível e crescente, estreitando os laços entre escola e família e consequentemente melhorando consideravelmente os índices educacionais, que é a nossa principal meta. E quanto a premiação significa uma valorização financeira de nossas práticas educativas coletivas, fator que representou um novo ânimo para toda a comunidade escolar, fortalecendo ainda mais o nosso processo de ensino e de aprendizagem”, afirmou.
A estudante Kamily Lima Sirqueira, do 3° ano do ensino fundamental, falou de sua participação. “Eu entendo que essa horta é importante para a nossa saúde, eu ajudo na irrigação, na preparação da terra e na colheita”, comentou.
O aluno Ullysses de Melo Freitas, do 5° ano do ensino fundamental, ressaltou a animação dos estudantes. “Eu aprendi que primeiro se prepara a terra, acompanha o nascer da planta e o seu crescimento. Todos nós amamos fazer a colheita da horta escolar”, falou.
O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°