
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, sancionou a Lei nº 2.704, publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 22, que estabelece a criação da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania. Também foi publicado o decreto que nomeia como titular da nova pasta a pedagoga e bacharel em direito, Cristina Donato Leandro.
A criação da nova Secretaria Municipal visa articular e implementar políticas voltadas para as mulheres e para a promoção da cidadania. A nova pasta terá uma estrutura organizacional própria, com diversos cargos e atribuições definidas. Suas competências incluem a articulação de políticas de atenção à mulher, o enfrentamento da violência contra as mulheres, a promoção da inclusão no mercado de trabalho, a realização de campanhas educativas e a gestão de políticas públicas para diminuir as desigualdades de gênero, entre outras responsabilidades.
A prefeita Josi Nunes destacou a importância da criação da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania como um marco significativo para Gurupi. A gestora afirma que a instituição da nova pasta reforça o compromisso da gestão em promover a garantia dos direitos das mulheres. “É um passo fundamental para fortalecermos ainda mais as políticas públicas voltadas para as mulheres em nossa cidade. Estou orgulhosa por essa iniciativa que visa promover a inclusão social e combater todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres”, ressaltou.
A Prefeita também enfatizou a escolha de Cristina Donato como titular da pasta, destacando sua experiência e comprometimento com as causas das mulheres. “Cristina é uma profissional dedicada e comprovadamente engajada na defesa dos direitos das mulheres. Estou confiante de que, sob sua liderança, a Secretaria da Mulher e Cidadania desempenhará um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou.
Na atual gestão, Cristina Donato já foi secretária Municipal de Assistência Social e secretária Municipal de Educação.
Perfil Cristina Donato
Cristina Donato Leandro é natural de Gurupi. Filha de Sebastião Leandro de Oliveira e Maria Dorotéia Donato Leandro, Cristina estudou, se profissionalizou e constituiu família em Gurupi, sendo mãe de Sebastião Augusto Donato Leandro e Maria Fernanda Donato Leandro. Graduada em Pedagogia, Direito e Educação Profissional, é especialista em Administração e Planejamento do Ensino Superior. Atuou na vida acadêmica como uma das fundadoras da União Estadual dos Estudantes Universitários. Na vida profissional, atuou como professora, supervisora, foi coordenadora do SENAI, Diretora Regional de Ensino do Estado do Tocantins – Regional de Gurupi, Secretária do Desenvolvimento Urbano do município, presidente do IPASGU, Coordenadora da Escola do Legislativo da Região Sul e Assessora do Deputado Estadual Eduardo do Dertins, sendo coordenadora da Associação Roda Viva. Em 2023, foi secretária Municipal de Assistência Social e secretária Municipal de Educação em Gurupi.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°