
Josy Donato-Ascom Semus Gurupi
Nesta segunda-feira, 04 de março, é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV (Papilomavírus Humano), um vírus que representa uma ameaça significativa à saúde pública, sendo responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, conhecidas como condiloma.Em Gurupi, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), destaca a importância da vacinação contra o HPV, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

A vacinação contra o HPV é realizada em duas doses, com intervalo de seis meses, e está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A coordenadora de imunologia da Semus, Nara Noleto, ressaltou que a vacina tem maior eficácia se tomada dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).
“Meninas e meninos de 9 a 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV. E também para quem tomou a primeira dose dentro dessa faixa etária, mas não tomou a segunda dose, pode procurar a USF que ainda tem direito a receber”.
Conscientização
Nesta terça-feira, 05, às 07h30 terá uma ação em alusão ao mês da mulher, na USF do setor Campo Bello e um dos temas abortados será a prevenção ao Câncer do Colo do útero. O evento contará com a participação da médica ginecologista, Thais Passos, da coordenadora de ações e voluntários do Hospital de Amor em Gurupi-TO e da coordenadora de apoio ao paciente Maria de Fátima Nassif da Liga feminina de prevenção e Combate ao Câncer de Gurupi.
Sobre a doença
O HPV é a doença sexualmente transmissível com maior incidência no mundo, afetando cerca de 600 milhões de pessoas globalmente e resultando em 640 mil novos casos a cada ano. A faixa etária mais vulnerável abrange pessoas de 16 a 25 anos.A vacinação contra o HPV começou em 2007 e tem maior eficácia quando administrada antes do início da vida sexual. No entanto, pode ser administrada posteriormente, inclusive através da rede privada, e também por pessoas que já tiveram infecções pelo vírus, transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.
Estudos conduzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram a segurança da vacina, com mais de 200 milhões de doses distribuídas mundialmente. A vacinação contra o HPV é crucial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de boca, garganta, pênis, ânus, colo do útero, vagina e vulva. O vírus, conhecido como papilomavírus humano, pode causar lesões graves, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por 75% das lesões mais severas.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°