
Josy Donato-Ascom Semus Gurupi
A Unidade de Saúde da Família (USF) do setor Campo Belo, em Gurupi, esteve movimentada na manhã desta terça-feira, 05, durante o evento “Março Lilás” dedicado às mulheres com diversos serviços de saúde e bate papo com sobre à conscientização e prevenção ao O câncer do colo do útero (CCU). Organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gurupi e com o Hospital de Amor.
Durante o evento foram ofertados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C; aferição da pressão arterial e glicemia; alongamento com fisioterapeutas e coleta de preventivo citológico.

A dona de casa Edilaine da Silva Farias, comentou que foi informada pela agente de saúde dela sobre o evento e aproveitou para fazer o exame papanicolau. “Não poderia deixar de vir, é muito importante e como não lembro se fiz o exame preventivo ano passado eu corri para aproveitar. Antes eu tinha um tabu, um medo de fazer esses exames, mas achei tão simples e penso que é melhor cuidar da saúde e prevenir, pois, se der alguma coisa, está no começo é mais fácil tratar”, expressou a dona de casa.
A ginecologista Thaís Passos fez um bate papo com as mulheres explicando sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, conhecidas como condiloma. “ O câncer de colo uterino pode ser detectado através da coleta da citologia, o Papanicolau, onde é possível identificar lesões, que podem levar ou não a esse tipo de câncer. A detecção precoce é muito importante para diminuir as chances dessas lesões evoluírem para a forma mais grave que é o câncer de colo uterino”.
Dentre as principais formas de prevenção, como explicou a ginecologista, estão a vacina contra o HPV, que deve ser aplicada entre os 9 e os 14 anos de idade em meninas e meninos. “ O uso do preservativo também é muito importante para evitar o contágio. E sempre oriento também que todas as mulheres que iniciaram a vida sexual dois a três anos após o contato sexual, pois o vírus tem um tempo de ação, realizem o exame preventivo”, concluiu.
Participaram também do bate papo a coordenadora de apoio ao paciente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Maria de Fátima Nassif e a coordenadora de ações e voluntários do Hospital de Amor em Gurupi-TO Danielle Silva.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°