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Procon Tocantins encontra variação de até 83% nos preços dos pescados em Palmas

Pesquisa de preço foi realizada em sete supermercados e quatro peixarias na Capital; objetivo é fornecer informações que facilite a vida do consumi...

06/03/2024 às 18h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Objetivo da pesquisa é fornecer informações que facilite a vida do consumidor na escolha de pescados para a Semana Santa - Foto: Procon/Governo do Tocantins
Objetivo da pesquisa é fornecer informações que facilite a vida do consumidor na escolha de pescados para a Semana Santa - Foto: Procon/Governo do Tocantins

O Procon Tocantins realizou uma pesquisa de preço em sete supermercados e quatro peixarias na cidade de Palmas nos dias 4 e 5 de março. O objetivo da pesquisa é fornecer informações que facilite a vida do consumidor na escolha de pescados para a Semana Santa, período em que o consumo desses produtos costuma aumentar.

O superintendente do Procon Tocantins, reforça a necessidade de os consumidores estarem sempre atentos aos preços, mas também à qualidade dos produtos adquiridos.

“O consumidor na hora da compra precisa ficar atento na verificação das condições de armazenamento, higiene e qualidade do pescado”, afirma Rafael Pereira Parente.

Foram pesquisados 51 tipos de pescados, entre eles o camarão, bacalhau, salmão, lagosta, lula em anéis, caranha, pirarucu, pintado, filhote, tilápia, dourada, tucunaré e outros.

A maior diferença encontrada foi de 83%, no filé de merluza congelado sem pele de 500 g. Este produto apresentou uma variação de preço entre R$ 22,90 e R$ 42 nos estabelecimentos pesquisados.

A segunda maior variação de preço foi encontrada no kg da lagosta sem cabeça, que variou entre R$ 160 e R$ 279,99, e no kg do bacalhau, comercializado entre R$ 119,99 e R$ 210. A variação nos preços destes produtos atingiu 75,00%.

A terceira maior variação foi de 72%, encontrada no camarão cinza sem cabeça cozido congelado de 200 g, com preços entre R$13,95 e R$23,99.

A pesquisa completa está disponínel nesteLink da pesquisa.

Essas variações de preço destacam a importância de os consumidores realizarem pesquisas detalhadas antes de efetuarem suas compras, especialmente em períodos de maior demanda, como a Semana Santa. Orienta Magno Silva, diretor de fiscalização.

Orientações para o Consumidor:

O consumidor deve estar atento às condições de armazenamento e higiene dos produtos e do local de compra. No supermercado, os pescados devem ser expostos em balcão frigorífico, enquanto na feira, devem estar envoltos em gelo picado, protegidos do sol e de insetos.

Ao adquirir peixes não industrializados, é fundamental verificar se a carne está firme, os olhos estão brilhantes, as guelras são avermelhadas, e as escamas não se soltam facilmente. Uma leve pressão na barriga do peixe deve fazer com que o formato original retorne rapidamente.

Produtos congelados devem ser mantidos a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC. O consumidor pode verificar a presença de água ou piso úmido próximo ao freezer como um indicativo de desligamento ou redução da temperatura, o que pode afetar a qualidade do pescado.

Denuncie

Em caso de denúncias, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840. Para formalizar a denúncia, é preciso checar bem as informações, bem como apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.

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