
O Festival da Macaúba, evento voltado para a promoção do desenvolvimento sustentável e econômico na região do Cerrado, promoveu nesse sábado, 5, em Caseara, a palestra "Associativismo e Cooperativismo" e trouxe à luz o princípio fundamental da cooperação como um caminho para uma nova racionalidade na agricultura familiar.
O palestrante, engenheiro agrônomo José Carlos Moraes, abordou sobre como o associativismo e o cooperativismo podem ser catalisadores de mudança nas comunidade agrícolas. "Quando se pensa em participar, construir uma associação, é preciso resgatar o princípio da cooperação, pensar em ações e direitos coletivos, pensar na dificuldade e nas necessidades do outro", enfatizou.
O Festival da Macaúba é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e da Associação das Mulheres Agroextrativistas (AMA) Cantão. Já a AMA Cantão representa as mulheres rurais da Área de Proteção Ambiental Cantão (APA Cantão), uma área de extrema importância ecológica.
O evento teve início na sexta-feira, 5 e encerrou no sábado, 6, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento econômico e sustentável, demonstrando a importância de iniciativas que incentivam a colaboração e a coletividade.
Maria Januária Marinho de Jesus, agroextrativista de Araguacema, é uma das expositoras com produtos do Cerrado, especialmente da macaúba. "Faço parte da AMA há 9 anos e participar desse evento está sendo maravilhoso. Vendemos praticamente todos os produtos. Nós produzimos brigadeiro, cocada, paçoca, e extraímos o óleo do coco, e o que a gente trouxe conseguimos vender tudo. Posso dizer que foi além das nossas expectativas, estamos muitos satisfeitas com o apoio do Governo nesse festival".
A presidente da AMA, Maria Angela Gomes de Oliveira, também comemora o sucesso do evento, que reuniu 26 expositoras e movimentou a economia local. " O Festival está fazendo muita diferença para a Associação, porque é o momento que a gente tem de estar mostrando o que a gente faz, não só com a macaúba, mas também com outros produtos da sociobiodiversidade, e aqueles que a gente cultiva em casa, que são as plantas medicinais e as frutas. E esse festival é também uma oportunidade de comercializar nosso produto, e chamar a atenção para a realização de mais eventos como esse. A feira nos surpreendeu, e só temos a agradecer todos os colaboradores que abraçaram a causa", avaliou.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°