
O deputado Paulo Litro (PSD-PR) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Também foram eleitos os deputados Diego Coronel (PSD-BA), 1º vice-presidente; Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), 2º vice-presidente; e Saullo Vianna (União-AM), 3º vice-presidente.
Paulo Litro lembrou que o setor de turismo representa atualmente 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas.
“Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou.
Ele disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos.
"Estamos acompanhando de perto a situação e aguardando o projeto ser encaminhado pelo ministro [Fernando] Haddad. Entendemos que o setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de prorrogar os benefícios para esse setor."
Por fim, defendeu o potencial turismo como porta de entrada para o primeiro emprego. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.
Ele substitui no cargo o deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB).
Perfil
Em seu primeiro mandato na Câmara, Litro é um dos vice-líderes do maior bloco da Casa (que reúne MDB, PSD, Republicanos e PODE). Ele foi por dois mandatos consecutivos deputado estadual no Paraná (2015 e 2019).
Atuou como assessor do Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná de 2012 até ser eleito deputado estadual.
O que faz a comissão
Entre outros temas, a Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas a política e sistema nacional de turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; e parcerias entre entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo.
Câmara Projeto suspende norma que acabou com benefício tributário para inversor fotovoltaico
Câmara Nova Secretaria do Empreendorismo vai propor aprimoramento da legislação sobre o tema
Câmara Projeto permite reprovação de alunos no ano escolar por mau comportamento Mín. 24° Máx. 38°