
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou da audiência pública voltada à elaboração da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação da prefeita Josi Nunes, juntamente com representantes da classe artística local.
As audiências têm sido realizadas em várias regiões do Estado e têm como principal propósito a coleta de sugestões por parte da comunidade artística para a composição do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) e de futuros editais. Além disso, abrem espaço para discussões sobre descentralização de recursos, capacitações técnicas para municípios do interior do Tocantins e uma avaliação detalhada dos investimentos realizados até então.
A prefeita Josi Nunes destacou o comprometimento da sua gestão em fortalecer o setor cultural local, incentivando as inscrições em editais de fomento e intensificando o diálogo com a classe artística para identificar demandas e construir melhorias de forma colaborativa. “Nossa gestão tem como prioridade ouvir e atender às necessidades da comunidade artística, buscando sempre promover o desenvolvimento cultural em nossa cidade e na região”, ressaltou.

O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, também enfatizou a importância dessas audiências para uma participação efetiva da sociedade civil e fazedores de cultura. “As sugestões e apontamentos colhidos nesses encontros serão cruciais para embasar os gestores federais, estaduais e municipais na elaboração de editais e projetos, ampliando assim o leque de participações e devolvendo o protagonismo aos agentes culturais do Tocantins”, destacou.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, reforçou sobre a relevância do debate descentralizado e agradeceu os fazedores de cultura locais pela participação. “Foi um momento importante para nossa classe artística expor seus anseios e demandas em um espaço de debate construtivo. Agradeço a cada um que esteve presente, pois nossa participação é fundamental para alcançarmos as melhorias que o setor precisa para nossa realidade local”, disse.

O presidente da Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi (Ascomg), Paulo Teixeira, ressaltou que as audiências públicas são de grande relevância para a classe. “A escuta pública faz com que as informações pertinentes aos editais cheguem aos artistas que residem nos municípios do interior do Estado, sendo também que é a chance de todas as classes artísticas exporem suas necessidades. Dessa forma, a Secretaria de Cultura pode conduzir as políticas públicas de uma forma mais inclusiva, visando atender as necessidades de toda classe”, relatou.
A presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), Maria do Socorro, também participou das discussões e enalteceu a iniciativa. “É de suma importância participar dessa discussão. É o momento da classe poder expor suas demandas, sobre o que queremos para o nosso presente e para o futuro, não só para nós artesãos, mas todas as classes culturais. Agradecemos esse olhar especial para nós”, externou.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°