
Os senadores se reunirão nesta terça-feira (2) em Plenário para celebrar a democracia brasileira. A sessão especial está prevista para começar às 10h. Durante a homenagem, serão lançados dois livros sobre o regime militar que se iniciou em 1964 e foi sucedido pela redemocratização nos anos 80.
A sessão atende ao requerimento (RQS) 1.117/23, do senador Randolfe Rodrigues (S/Partido-AP). Ele também é autor de um dos artigos que compõe o livro “Tempo de Chumbo”, produzido pelo canal de jornalismoMyNews. A obra reúne textos de outros políticos e acadêmicos, como o ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF) Gilmar Mendes.
Já o livro “A Renúncia de Jânio” terá uma reedição apresentada na sessão. Nele, o falecido jornalista Carlos Castelo Branco, que atuava como secretário de imprensa de Quadros, relembra fatos que antecederam o regime militar. A nova versão incluirá a matéria publicada em 2021 pelaAgência Senado sobre o fato histórico. O livro constitui uma versão especial publicada pelo Conselho Editorial do Senado em 2017 , após os escritos originais permanecerem 30 anos guardados.
A data da sessão de homenagem remete ao dia 2 de abril de 1964, quando o Congresso Nacional declarou vago o cargo de presidente do Brasil, até então ocupado por João Goulart, deposto pela ditadura. Goulart era vice-presidente eleito de Jânio Quadros e assumiu a presidência após a renúncia. A vacância aceita pela sessão de 1964 foi simbolicamente declarada nula pela Resolução 4, de 2013, do Congresso Nacional. O normativo, proposto por Randolfe e pelo então senador Pedro Simon, também será incluído na reedição da obra de Castelo Branco.

Senado Federal CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
Senado Federal CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
Senado Federal CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 24° Máx. 33°